Um grupo de alunos do Ensino Médio do CC está participando, esta semana, da I ONU Intercolegial da Rede Jesuíta de Educação, no Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro. Durante o evento, que reúne cerca de 120 alunos da RJE de todo o Brasil, os estudantes representam o papel de diplomatas, discutindo questões que figuram ou já figuraram o cenário internacional. Reunidos em comitês temáticos com regras baseadas nas conferências das Nações Unidas, os jovens passam três dias empenhados em estabelecer acordos e alianças.

A ONU Colegial possibilita não apenas o aprofundamento de conteúdos, em especial de Geografia e História, mas o exercício da negociação e da exposição clara de ideias por meio da argumentação, em que o aluno é colocado como protagonista de todo o processo. O projeto contribui para a formação de líderes e cidadãos conscientes, preparando-os para o exercício da cidadania global. Ao abordar temáticas relevantes para a paz mundial, a ONU Intercolegial também colabora para o desenvolvimento de qualidades e potencialidades fundamentais à formação integral do aluno.

Os comitês e respectivos temas abordados serão: Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) – Perseguição do povo Rohingya em Mianmar; Conselho de Segurança Histórico (CSH) – Guerra dos Seis Dias; Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) – Guerra da Síria; Organização dos Estados Americanos (OEA) – Crise na Venezuela; G8+5 – Terrorismo e Controle de Fronteiras. No último dia, os delegados deverão redigir uma resolução ou uma carta que oficializará as decisões de cada comitê.

REPRESENTANTES DO COLÉGIO CATARINENSE NA I ONU INTERCOLEGIAL DA REDE JESUÍTA DE EDUCAÇÃO

Bruno Tomaszewski Milan Mota – 2ª série C

Elisa Anes Romero – 2ª série A