Mariana de Oliveira Ramos, João Otávio Caminha, Brenda Romão Silvestre e Ricardo Ludwig Galegari participaram do segundo curso Taller Internacional Arrupe II, em Bogotá, na Colômbia. A experiência tem por objetivo formar jovens capazes de desenvolver e descobrir o seu potencial como líderes, segundo os princípios da Espiritualidade Inaciana.

Estavam presentes trinta e cinco cursantes e quinze assessores, representando dez colégios jesuítas de cinco países da América do Sul. Todos foram recebidos pelo Pe. Benhur, SJ, responsável pelo curso e representante da pastoral do Colégio San Bartolomé La Merced de Colombia. Os primeiros sete dias serviram para o exercício de interiorização, com os temas Espiritualidade Inaciana; Paradigma Pedagógico Inaciano; Autoconhecimento; A realidade da América/Mundo e, também, para estabelecer maior contato com a natureza.

“As atividades foram realizadas em diferentes lugares. No início, visitamos uma finca (fazenda) chamada San Jose, que lembrou muito a Casa de Juventude de Pinheiral. Uma das atividades que chamou a atenção dos alunos foi a imersão e o contato com a vida de três comunidades ditas vulneráreis da Colômbia, as quais são assistidas pelos Jesuítas há muito tempo: Barrancabermelha, San Pablo e Canaletal”, afirmou o professor Pedro Lucino da Silva, encarregado de acompanhar os alunos durante o curso.

Segundo o professor, a integração contribuiu para que os alunos pudessem vivenciar a mesma caminhada que os amigos de Jesus fizeram, com o mesmo pensamento outrora utilizado: “Estar a serviço sem exigir nada em troca e aprender a amar o outro, mesmo com as diferenças”.

Na volta a Bogotá, o grupo partilhou toda a experiência vivida na missão e, ainda, testemunhou que os moradores daquela comunidade são felizes, abertos ao diálogo e determinados a superar os preconceitos, mesmo com o pouco que têm.

Na Pedagogia Inaciana, os projetos visam a formar lideranças conscientes e comprometidas com a sociedade. O objetivo é contribuir na formação de pessoas que busquem um mundo mais humano, mais justo e fraterno. O contato com outras realidades proporciona, aos alunos, maior abertura para o mundo e contribui para a formação de valores essenciais a um líder.