Os alunos do Colégio Catarinense estão se preparando para participar da 1ª Olimpíada de Cartografia – OBRAC. A Olimpíada tem abrangência nacional e está voltada para alunos do Ensino Médio, com idades entre 14 e 18 anos, estudantes da rede pública ou privada. Dentre os objetivos do evento, destacam-se: estimular, na escola, o interesse pelas Ciências, especialmente pela Cartografia; prover aos professores o conhecimento e ferramentas para o ensino dinâmico e participativo em áreas que abrangem o conteúdo cartográfico, como geografia e matemática; prover a socialização de professores e alunos através de atividades coletivas e fomentar a formação de recursos humanos para atuação na área de Cartografia e Geotecnologia.

A olimpíada será executada em duas etapas, e cada escola participante deverá formar uma equipe de, no máximo, quatro alunos, com um professor responsável.

Na primeira etapa, serão elaboradas questões relacionadas à Cartografia que estarão disponíveis aos inscritos, no site do Colégio, via plataforma Moodle.

Na segunda etapa, cada equipe deverá realizar uma atividade proposta e enviar para a comissão de avaliação das olimpíadas, que avaliará os trabalhos práticos recebidos (mapas digitais ou analógicos elaborados, instrumentos) e selecionará as três melhores equipes.

A etapa final será na cidade do Rio de Janeiro, e as equipes realizarão um conjunto de atividades práticas, inclusive com participação na corrida de orientação que ocorrerá durante a Conferência Internacional de Cartografia (agosto de 2015). Assim, a equipe vencedora dessa fase será considerada a campeã da 1ª Olimpíada Brasileira de Cartografia.

Confira o regulamento da olimpíada pelo site  www.olimpiadadecartografia.uff.br