Os alunos da 3ª série E do Colégio Catarinense tiveram, na manhã do dia 07 de abril, na disciplina de Formação Humana, a oportunidade de conhecerem mais a respeito de programas de intercâmbio escolar através do representante da World Study, Leandro Weigmann.

Leandro relatou que o intercâmbio é a oportunidade que um estudante tem de entrar em contato com uma nova cultura. Atualmente, o estudante pode ir para o exterior para cursar o Ensino Médio (High School), aprender um idioma, realizar cursos profissionalizantes e pós-graduações ou trabalhar por um período.

O propósito do intercâmbio é oferecer, aos participantes, a convivência com outra cultura e o desenvolvimento do idioma do país. Fazer intercâmbio, hoje, é uma alternativa altamente recomendada para quem quer aperfeiçoar uma língua, crescer profissionalmente e pessoalmente. Por isso, o número de estudantes que investem nessa alternativa é crescente.

Em primeiro lugar, é importante estar preparado para ter uma experiência assim e saber quando é o momento certo. “Me arrependi de não ter feito intercâmbio no ano passado, mas verei como funciona agora para fazer. Ainda não tenho muita noção se o intercâmbio agregará mais na minha vida acadêmica ou na hora de entrar no mercado de trabalho.”, comentou o aluno João Henrique Demboski Silveira.

Entre as opções de destino, as mais procuradas são Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. Os países recebem bem os intercambistas brasileiros, porque os estrangeiros também gostam de aprender.