Trinta e cinco alunos do Colégio Catarinense foram premiados na Olimpíada Canguru de Matemática, realizada neste primeiro semestre de 2018. O Canguru de Matemática é um concurso anual internacional, de iniciativa da “Canguru sem Fronteiras”, uma associação que reúne personalidades ligadas à Matemática, em diversos países. O concurso não é direcionado somente aos melhores estudantes de Matemática; ao contrário: o Canguru visa a atrair o maior número possível de participantes entre alunos do Ensino Fundamental e Médio, com a finalidade de mostrar que a matéria pode ser, além de útil e interessante, muito divertida. Na Olimpíada Canguru, as provas são encaminhadas para as escolas, e os professores encarregam-se da aplicação, de acordo com as séries.

“Hoje, os alunos conseguem enxergar a aplicabilidade da Matemática na vida cotidiana. Por isso, a participação em eventos dessa natureza vem crescendo entre os estudantes. Logo após a premiação, muitos já queriam saber quando será a próxima Olimpíada”, disse a professora Mayna Volker dos Santos, que se diz muito satisfeita com o desempenho dos alunos do Catarinense e já vem incentivando as turmas para as próximas competições.

“Eu já tinha participado da Regional e ganhei medalha de prata. Gostei da experiência, resolvi ir atrás do ouro… e deu certo!”, disse Vinícius Linhares da Silva, do 6º ano D, que conquistou a medalha de ouro na Canguru e adora Matemática. Empolgado, Vinícius vem incentivando seus colegas a testarem conhecimentos e enfrentarem os desafios das competições: “a Matemática é importante para tudo na vida, precisamos conhecê-la bem”, completou.

Para Guilherme Ryuji Weber Nakamura, do 8° ano A, também medalha de ouro na Canguru, “as Olimpíadas de Matemática não servem apenas para fazer cálculos ou decorar fórmulas, elas exigem raciocínio lógico e, às vezes , até interpretação de textos, o que as torna mais divertidas e atraentes para muitos estudantes. No caso da Canguru, até quem não tem muita habilidade com a Matemática acaba se interessando”.

Imbuído de toda a empolgação que as Olimpíadas de Matemática proporcionam, o Colégio Catarinense oferece treinamentos semanais para alunos interessados.

Um Pouco de História

No início dos anos 80 do século passado, Peter O’Halloran, um professor de Matemática em Sydney, na Austrália, elaborou uma prova digital que passou a ser resolvida por milhares de alunos simultaneamente. Anos depois, em 1991, dois professores franceses, André Deledicq e Jean Pierre Boudine, decidiram iniciar o concurso na França e, em homenagem ao colega australiano, deram-lhe o nome de “Kangourou”. Foi dessa forma que nasceu o concurso Kangourou sans Frontières (www.aksf.org), que hoje está presente em mais de 80 países, incluindo o Brasil (www.cangurudematematicabrasil.com.br).

ALUNO

ANO/SÉRIE