Nessa sexta feira, 17 de abril, alunos do Colégio Catarinense participaram da formatura militar, que aconteceu no 63º Batalhão de Infantaria, localizado no Estreito, em alusão ao dia do Exército Brasileiro, comemorado no dia 19 de abril.

Antes dos alunos partirem em direção ao 63ºBI, o Diretor-geral do Colégio Catarinense, professor Afonso Luiz Silva proferiu  algumas palavras aos alunos, “Nós recebemos um convite do Exército para participar da formatura em comemoração ao dia do Exército brasileiro, então, em virtude do calendário escolar, para não comprometer o horário das aulas convidamos alunos do Ensino Médio Vespertino para representar o Colégio naquele evento. Vocês estão indo com a missão e responsabilidade de representar os 2.700 alunos do Colégio e também todos os seus professores e a parte acadêmica, administrativa, coordenação e direção da instituição. Paz e bem a todos vocês.”

Os alunos tiveram a oportunidade de ver de perto equipamentos utilizados pelos soldados, utilizam tanto em treinamento, quanto em guerra. Conheceram também um pouco da história do exército, sua razão de existir e as frentes de atuação na sociedade, garantindo a lei e a ordem. Em missão fora do país, o Exército Brasileiro faz parte da ONU (Organização das Nações Unidas) e, atualmente, está em Missão de paz no Haiti.

O sargento Carvalho foi o cicerone dos alunos do CC e acolheu-os com essas palavras: “Bom dia alunos do Colégio Catarinense eu sou o Sargento Carvalho, estou servindo no 63BI há oito anos, sou militar de carreira e sou de Minas Gerais. Hoje vamos ter uma formatura de toda a Brigada em alusão ao dia do Exército Brasileiro que comemoramos no dia 19 de abril, domingo próximo. Hoje, o exército abre as portas para uma interação maior junto à comunidade e ao público civil e todos são bem vindos para conhecer um pouco mais do seu trabalho”.

Hoje, o batalhão do 63BI conta com, aproximadamente, 550 militares, sendo que a maior parte desse efetivo é  composta por cabos e soldados, contando com 220 recrutas e o restante por militares de carreira e militares temporários. Esse contingente é distribuído em duas companhias de fuzileiros, uma companhia de apoio, o NPOR – Núcleo de preparação de oficiais da reserva e por último a banda de música.

O Exército brasileiro, em sua missão constitucional, atua na defesa da Pátria intervindo em caso de agressão externa e, no âmbito interno, o exército atua na manutenção da ordem através de operações GLO (garantia da lei e da ordem), preservando a segurança pública. Esse é o papel primário do Exército Brasileiro previsto na constituição brasileira. O exército está presente também junto à comunidade em caso de calamidade pública, intervindo na ajuda às pessoas que sofrem por desastres naturais, levando mantimentos, socorro e segurança. O Colégio Catarinense parabeniza todos os Soldados brasileiros pelo dia do Exército Brasileiro. Parabéns pelo seu trabalho constante, silente, efetivo! Permaneçam atentos, preparados, vibrantes e coesos.

Meu nome é Ana Carolina de Oliveira, estive hoje pela manhã no 63BI, junto com outros alunos, representando o Colégio Catarinense, com muito orgulho na cerimônia de formatura. Achei muito interessante a apresentação e a abertura do Exército à Comunidade, tive a oportunidade de conhecer um pouco mais o trabalho e a importância do exército para o povo brasileiro.