Os alunos do curso de Alemão do Colégio Catarinense participaram da entrega de certificados dos concursos promovidos pelo Goethe-Institut Brasil de Porto Alegre e pela Iniciativa PASCH (Escolas: uma parceria para o futuro) ao longo do ano de 2020.

Em decorrência da pandemia, a entrega dos certificados aconteceu de forma restrita aos participantes e à diretoria do Colégio. Os alunos da escola foram premiados na modalidade Concurso de Leitura (Vorlesewettbewerb), cujo primeiro lugar foi conquistado por Davi Pizelman Rost, e o segundo lugar da primeira etapa, por Gustavo Borges Pinto da Luz. As alunas Helena Beckhäuser Ubaldo, da 2ª série, e Maria Stela Yunes Moraes, da 3ª série, também foram premiadas nessa categoria. Os ex-alunos Eduardo Costa Kuner, Elisa Anes Romero, Taís Kretzer Walter e Vicenzo Albiero Dallazen, por sua vez, foram premiados no concurso Unterwegs mit Humboldt 2019, cujos certificados foram entregues na mesma ocasião.

Além deles, a aluna Amábile Bettiol, da 3ª série do Ensino Médio, conquistou diversas premiações, entre elas o terceiro lugar no Relato Probestudium Vituell, programa que permite uma imersão acadêmica na Alemanha, por meio de aulas e seminários.

Igualmente de forma virtual, aconteceu o tradicional Jugendkurs, intercâmbio cultural com viagem à Alemanha e curso ao longo de duas semanas durante as férias de inverno ou verão. As alunas Maria Stela Yunes Moraes e Isis Märtins, da 3ª série do Ensino Médio, participaram ativamente desse curso. Já no Relato Juku on-line, que é o concurso de relatos das experiências vividas no Juku, nossa aluna Isis Märtins ficou entre os seis melhores participantes, o que lhe rendeu uma bolsa para participar do programa Digitales Jugendcamp, curso sobre sustentabilidade.

O ensino da língua alemã no Colégio Catarinense tem recebido uma procura acentuada a cada ano, principalmente em decorrência da parceria entre o Colégio, o Instituto Goethe e o Pasch, uma iniciativa do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha que representa cerca de 600 mil alunos nas mais de 2000 escolas localizadas em 120 países. A parceria da escola com o Pasch promove, além do ensino regular da língua alemã, diversas oportunidades de bolsas de estudo.

Para aqueles que desejarem saber mais sobre as bolsas, o Goethe-Institut Brasil promove, dia 01 de junho, o encontro de apresentação do Studienkolleg, que é o curso preparatório para estudar na Alemanha. Acesso pelo site: www.goethe.de/brasil/studienkolleg.