A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, inicia-se hoje na cidade do Rio de Janeiro. A Rio+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.

Em função da proximidade desse relevante evento em nosso país e com o apoio do material

didático do programa “Atitude pelo Planeta”, da Junior Achievement, os professoresDelamare (Geografia) e Elton (História), dos segundos anos do Ensino Médio do Colégio Catarinense, prepararam uma manhã de informação e reflexão sobre a Rio+20, desenvolvimento sustentável, sustentabilidade e os processos históricos que levaram a uma série de problemas socioambientais contemporâneos.

Oconsumo consciente foi abordado a partir do popular vídeo “História das coisas”, que retrata de forma didática a questão do consumismo na sociedade norte-americana, suas origens e consequências. Os alunos, a partir dessa sensibilização – complementada com os comentários dos professores – fizeram seus próprios comentários perante o grupo, demonstrando senso crítico em relação ao tema e capacidade de articulação. Vale citar alguns desses comentários:

“Trabalhamos para ganhar dinheiro, vemos comerciais na TV, compramos coisas desnecessárias, jogamos tudo fora e repetimos tudo à exaustão. O problema é que, assim como nós, o planeta e seus recursos já estão no limite da exaustão e, se algo não for feito quanto às nossas atitudes e pensamentos, a vida a que todos estão acomodados deixará de existir. Isso e muito mais foi abordado de maneira interativa e dinâmica durante a aula, podendo-se dizer que os alunos tiraram um bom proveito de tudo o que lhes foi repassado”, ponderou Luís Fernando Nadalin Sivers – Turma 2F.

“Tem-se falado muito em sustentabilidade ultimamente. O simples fato de ouvirmos falar
sobre o tema diariamente só evidencia sua importância. Acredito que a aula realizada pelos professores Elton e Delamare consegue abrir portas para este importante assunto que está em pauta no cenário mundial, para que possamos, assim, ter uma visão mais ampla, entendendo melhor e podendo, então, colaborar de forma mais ativa com aquilo que está ao nosso alcance”, analisa Alessandra Couselo Santos – Turma 2C.

“A aula realizada pelos professores Elton e Delamare foi muito construtiva e nos ajudou a perceber que o tema da sustentabilidade é muito amplo, tanto é que envolveram as duas disciplinas. Com a aula, pudemos fazer uma conexão entre os conteúdos e entendê-los melhor, analisando sua história e sua aplicação nos dias atuais. Vimos o quão crítica está a situação do nosso planeta nesse quesito ambiental e que isso está completamente ligado à política”, declarou Ana Luiza Gomes Martins – Turma 2C.

“Foi um momento muito significativo, de construção do conhecimento, troca de experiências e reflexão de um assunto tão sério, complexo e relevante no mundo atual. Houve também uma oportunidade de enriquecimento do repertório de argumentos denossos alunos, levando-os a refletir sobre a interação que há entre as disciplinas curriculares, mesmo com visões diferentes, mais especificamente, neste caso, Geografia e História. Temos a certeza de que foi uma oportunidade de valioso aprendizado e de sintonia com uma problemática tão relevante para a sociedade atual”, afirmaram os professores Delamare e Elton.

Para saber mais sobre o tema e a aula, os professores sugerem seus blogs pessoais e
outros sites relevantes sobre o tema: