Estudantes do Ensino Médio de oito escolas catarinenses, de diferentes regiões do estado, foram empossados ontem (29/05) como deputados jovens do programa Parlamento Jovem, iniciativa promovida pela Escola do Legislativo da ALESC.

O Colégio Catarinense participa desta edição com a presença de cinco estudantes titulares, todos do Novo Ensino Médio, eleitos em eleição direta entre todas as turmas que participam da disciplina eletiva SiEM/ONU, coordenada pelo professor de Geografia, Rodrigo dos Passos. Também foram eleitos dois suplentes, mas que não estão participando das atividades neste momento. Esta é a primeira vez que o Catarinense foi sorteado para participar do programa, que está em sua 30ª edição.

O Parlamento Jovem tem como objetivo possibilitar aos estudantes de escolas públicas e privadas a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Assembleia Legislativa, com diplomação e exercício do mandato. Prevê, ainda, momentos de reflexão e ampliação de conhecimentos sobre política e democracia, além da compreensão sobre o funcionamento do Poder Legislativo.

Na manhã de hoje (30), os alunos participaram de uma palestra, realizada na ALESC, sobre os procedimentos para a tramitação de projetos no legislativo, além de atividades sobre a elaboração desses projetos.

 

Titulares:

Kaique Raupp Amandio – 1ª série E

Miguel Diamantopolos Neme – 1ª série B

Julia Marques Frota – 1ª série B

Natalia Zambelli Antognoni – 1ª série C

Larissa Ferreira Daussen – 1ª série E

 

Suplentes:

Alice Caitano Bastos – 1ª série B

Cecilia Murakami da Silva – 1ª série E

Escolas participantes

Colégio Catarinense, de Florianópolis

Colégio Cenecista Pedro Fayal, de Itajaí

EEB General Osório, de Três Barras

EEB Sara Castelhano Kleinkauf, de Guaraciaba

EEB Manoel Cruz, de São Joaquim

EEB Elza Granzotto, de Jaraguá do Sul

EEB Prefeito Agenor Piovezan, de Erval Velho

EEB Luiz Tramontin, de Forquilhinha