Nos dias 16 e 17 de junho, os alunos das segundas séries do Ensino Médio fizeram no auditório João Paulo II, as apresentações do Projeto “Municípios Catarinenses: Pluralidade Cultural e Construção da Identidade Cidadã”. No mês de abril, os alunos tiveram a oportunidade de iniciar suas investigações sobre a realidade de algumas localidades do nosso Estado, levantando informações a partir de pesquisas conduzidas e orientadas pelos professores, exercitando o ato de repensar algumas ações públicas e privadas, com o objetivo de promover o bem-estar da coletividade.

“Trata-se do maior projeto das segundas séries do Ensino Médio, pois integra toda a turma em um grande esforço, o que leva a produção de bons trabalhos, tanto na apresentação quanto na produção da revista sobre o município ou localidade”, comentou o Professor Rodrigo Passos.

O objetivo principal dessa iniciativa é sensibilizar os jovens quanto às questões que envolvem educação, saúde, meio ambiente, política, identidade cultural, turismo, esportes e economia – os chamados eixos de pesquisa –, com vistas ao desenvolvimento do pensamento crítico.

“O Projeto dos Municípios Catarinenses, além de ter seu valor educacional, com certeza, possibilita aos alunos a prática da integração e respeito mútuo, uma vez que, durante todo o seu desenvolvimento, requer a participação e comprometimento de toda a turma”, declarou a Professora de Português, Maria Aparecida Lemos Heitich.

Nesta edição do Projeto, os estudantes debruçaram-se sobre a realidade das seguintes localidades do nosso Estado: Florianópolis (Área Norte, Continental e Sul da Ilha), Governador Celso Ramos, Palhoça, São Pedro de Alcântara e Tijucas.

A aluna Maria Antônio Camargo, da segunda série A, declarou: “O trabalho foi muito importante para mim e para a minha turma, pois trabalhamos muito em equipe, com a participação de todos da sala, e principalmente porque conhecemos mais profundamente o Norte da Ilha, que foi a parte do trabalho que tivemos de estudar e apresentar”.