O Colégio Catarinense, a partir do 2º semestre do ano letivo de 2013, inaugurará uma nova proposta de espaço físico destinado a acolher crianças do Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Com grande alegria e expectativa, serão apresentadas à Comunidade Educativa as novas instalações da Unidade I, o que permitirá qualificar ainda mais a ação pedagógica nessa faixa etária.

Tendo como fundamento e inspiração a missão da Companhia de Jesus, o Colégio Catarinense, como obra apostólica, busca cada vez mais responder, de forma serena e eficaz, aos desafios da educação. Ao falarmos do nosso modo de proceder, falamos da inspiração, dos valores, das atitudes e do estilo que tradicionalmente tem marcado a educação da Companhia e que devem ser características de qualquer autêntico centro jesuíta hoje, onde quer que se encontre. Essas características devem permanecer como essenciais à medida que avançamos para o futuro.

O novo espaço dispõe de uma área verde privilegiada, que possibilitará a integração e a convivência da criança com a natureza, despertando-a para a sensibilidade e o cuidado com o nosso mundo. As salas de aula foram dimensionadas para atender os alunos em todas as suas necessidades de crescimento, possibilitando a realização plena de nossa proposta educativa. Além disso, o mobiliário foi ergonomicamente planejado, com o dimensionamento de recursos, como lousas interativas, cozinha pedagógica, horta, captação da água da chuva e seu estudo.

Neste momento de significativas mudanças, queremos renovar o nosso desejo, o nosso convite para que, cada vez mais, família e escola caminhem unidas nessa nobre e bonita arte de educar, a fim de possibilitar que as crianças cresçam de forma segura e feliz.

A nova estrutura organizacional dos colégios jesuítas do Brasil é uma expressão da busca por uma educação que transforma e que dá significado, ocorrendo de forma integral e respondendo às exigências do contexto no qual estamos inseridos.

Essas transformações nascem do afeto, do valor, do significado e das inúmeras possibilidades que se descortinam, da esperança que se renova e impulsiona cada gesto, cada olhar, cada atitude, na busca de formar homens e mulheres para e com os demais.

 

Valmir Luiz Delfes

Coordenador da Unidade l