Diversão, comidas típicas, quadrilhas e solidariedade foram elementos marcantes nas festas Juninas do CC.

A festa junina da Associação dos Funcionários do CC foi marcada por momentos de alegria e confraternização. Muita pipoca, pinhão, guloseimas típicas, quentão e canjica, aliadas à alegria contagiante das canções juninas, foram a tônica da noite.

O dia 29 de junho, reservado à lembrança de São Pedro e São Paulo, houve o “Arraiá da Unidade I”. Pais, crianças, professores e muitos colaboradores se integraram para fazer dessa festa especial.

O Diretor-geral do CC, Padre Mário Sündermann, SJ, vestido a caráter, abriu o encontro invocando as bênçãos de todos os santos do mês de junho e desejando aos presentes um dia de comemoração muito especial.

As danças e quadrilhas foram a atração que mais chamou a atenção do público. Os pais e familiares disputaram o espaço da grama sintética da Unidade com o propósito de conferir de perto a comemoração e registrar as crianças a partir do melhor ângulo.

As crianças ensaiaram as danças durante as aulas de Educação Física, sob a responsabilidade dos professores da disciplina – Michelle, Rosângela, Simone e Paulo. Os professores regentes também se comprometem acompanhando seus alunos e providenciando os detalhes que fizeram toda a diferença.

A participação da comunidade é grande. Além da presença de ex-alunos da escola, a maioria dos estudantes levou as famílias nas festas juninas. Nesse momento, é possível resgatar uma tradição: roupas típicas e quadrilha dão lugar a novos acessórios como camisas e calças country para meninas e música sertaneja moderna e country em substituição às velhas melodias do sertão. “Hoje, temos de adaptar a festa de forma que interesse os alunos. No entanto, eles precisam conhecer a realidade do homem e da mulher rural, base da cultura brasileira. Nossas crianças adoram os vestidinhos rodados e os chapéus de palha”, declarou a equipe de Educação Física.

Os pais também se encantam com toda essa movimentação. Tatiana estava feliz com a apresentação da filha Giovana, aluna do 3º ano B. Enquanto a filha brincava escalando a torre, Tatiana compartilhava a satisfação de investir em uma instituição que oferece tantas possibilidades na formação dos valores sociais. A filha se dedicou, no decorrer do último mês, a produzir lembranças e prendas a serem vendidas na festa junina com a finalidade de ajudar na reconstrução do Haiti.