Os projetos desenvolvidos pelos professores e alunos do terceiro ano (Fundamental I) em 2013 abordaram temas pertinentes a questões sociais e humanas, como conhecer a história e as necessidades de um povo; perceber-se como parte fundamental no processo de acolhimento ao próximo, identificar, em suas ações, as possibilidades de mudança, interiorizar tais experiências como positivas para sua formação e refletir sobre o sublime ato de servir, pois é no dia a dia que temos a oportunidade de resgatar, aprender, reconhecer e valorizar o ser humano, embasados no exercício das virtudes como tendência para o bem, que devem ser ensinadas e partilhadas desde a mais tenra idade.

Nesse sentido, “o objetivo da educação jesuíta é ajudar o desenvolvimento mais completo possível de todos os talentos dados por Deus a cada indivíduo como membro da comunidade humana” (CARACTERÍSTICAS INACIANAS, 1986, p. 25).

Desse modo, com o auxílio do livro paradidático “Histórias de Florianópolis, para ler e contar”, de Mário Pereira, iniciamos o ano encantados com a emocionante história da Ilha de Santa Catarina, nossa bela Florianópolis. Para complementar esse caminhar de conhecimentos, utilizamos o livro da autora Eliane Veras da Veiga – O Voo da Pandorga Mágica –, que nos fez sobrevoar Florianópolis, conhecendo cada pedacinho desta formosa terra.

Por compreender o quanto é prazeroso ouvir e/ou contar histórias, as professoras utilizaram o projeto literário – “Você é o escritor e o contador de histórias” – onde Leiturita (personagem fictícia/ professora regente) dá vida aos contos, declamando, às crianças, a importância de conduzirmos a vida pautada em valores humanos cristãos, esclarecendo-nos sobre a necessidade de exercitarmos a paciência, a tolerância, o saber ouvir e nos expressarmos sem receios, possibilitando uma convivência harmônica e amigável com os demais. Associado a esse pensar, os educandos foram incentivados a assumir o papel de cultivadores, semeadores do saber, ou seja, escreveram e contaram histórias que nos fizeram refletir sobre as atitudes positivas e negativas dos seus personagens e, para ilustrá-las, utilizaram artifícios como fantoches, cartazes, maquetes, fazendo-se compreender ainda mais pelos seus ouvintes (professores e demais colegas).

Para adocicar e socializar mais intensamente nossos projetos, procuramos envolver os familiares em uma parceria com o objetivo comum de alavancar recursos em prol das crianças do Haiti, tendo em vista o projeto do Colégio Catarinense “Inacianos pelo Haiti”.

Desse modo, iniciamos um trabalho em que cada aluno, em partilha com seu próximo, vivenciou momentos de criação na produção de peças artesanais, dobraduras e confecção de almofadas, que serviram de “presentes” àqueles que compartilharam da mesma ideia – ajudar ao próximo.

Ao final dessa jornada, ficam a alegria e a certeza de que o trabalho desenvolvido foi de grande valor, pois percebemos que nossos queridos alunos transcenderam a proposta inicial, envolvendo-se emocionalmente, acreditando em seu potencial transformador. Como educadores inacianos que somos, estamos certos de que a verdadeira ação se dá quando existe “crescimento humano interior, baseado na experiência na qual se refletiu” (PEDAGOGIA INACIANA, 1993, p. 61), e que a Pedagogia Inaciana “visa a conseguir uma formação que, embora inclua o domínio das matérias, pretende ir mais longe” (IDEM, p. 63).

Professora Janaína Melo Martins

1º Trimestre: O Voo da Solidariedade: Florianópolis abraça o Haiti;

2ª Trimestre: O Voo da Solidariedade: Florianópolis abraça o Haiti em uma corrente para o bem;

3º Trimestre: Convivência e solidariedade: um exercício de valor. E a corrente continua…