Durante a Olimpíada de 2012 do Colégio Catarinense, o professor Thiago Mendes Olivo, treinador de atletismo do CC, enxergou o potencial esportivo de Cássia Merlo, hoje aluna da 2ª série D. Cássia disputou a prova de salto em distância pela sua turma e ganhou medalha de ouro. Foi então que Thiago a convidou a treinar atletismo com a equipe do Colégio e, atualmente, vem desenvolvendo suas habilidades e conquistando medalhas em diversas competições.

Cássia disputou a Etapa Microrregional com participantes de escolas da grande Florianópolis e classificou-se na Etapa Estadual dos “100 Metros Rasos” e do “Salto em Distância”. No Salto em Distância, Cássia alcançou a marca de 5m10cm, a onze centímetros de distância da segunda colocada, ficando em primeiro lugar.

Agora, seu próximo passo é a Etapa Nacional dos Jogos Escolares de 15 a 17 anos, que acontecerá em Belém/PA, no mês de novembro. Nossa jovem atleta representará o estado de Santa Catarina e o Colégio Catarinense. Segundo ela, seus treinos estão focados para a competição nacional com o objetivo de melhorar, ainda mais, sua marca, já que os vencedores dessa etapa seguem para o Mundial de Jogos Escolares.

Cássia treina de segunda a sexta, às vezes aos sábados, e seus treinos duram, em média, duas ou três horas. Segundo ela, é possível organizar seu tempo entre os treinos e os estudos para ter um bom resultado ao final de cada trimestre.

A atleta ainda comentou sobre a importância do esporte na vida de todos e afirmou que o atletismo a fez querer superar seus limites: “nós aprendemos mais do que apenas correr e saltar; aprendemos que, se queremos alguma coisa, temos de lutar todos os dias e dar o nosso máximo em cada treino para conquistá-la”.