A casa de Juventude, em Pinheiral, faz parte do projeto educativo-formativo do Colégio Catarinense e tem por objetivo fortalecer a formação integral de seus alunos, por meio de momentos lúdicos de recreação e lazer, em contato com a natureza, num ambiente sadio e num primoroso espaço convivência.

Conforme esclarece o Documento “Projeto Educativo Comum da Companhia de Jesus na América Latina” (PEC), a missão busca colaborar com a missão evangelizadora da Igreja, oferecendo uma formação integral de qualidade a meninos e meninas, jovens e adultos, à luz de uma concepção cristã da pessoa humana e da sociedade, através de comunidades educativas que vivam a sociedade justa e solidária que queremos construir […] (PEC, 2005, p. 10).

O documento ainda expressa, claramente, os passos que inspiram o projeto do Pinheiral como instância formativa do Colégio Catarinense, que são:

a) Constituir um novo sujeito apostólico, integrado por educadores jesuítas, leigos, leigas, alunos e alunas, religiosos, religiosas e sacerdotes, que se formam e trabalham juntos, partilhando uma mesma missão;

b) Educar, de forma coerente, com a espiritualidade e a visão inaciana de Deus, do ser humano, do mundo e da sociedade, para facilitar a resposta pessoal ao amor de Deus;

c) Articular fé e justiça, assumindo, com maior vigor, a opção preferencial pelos pobres;

d) Formar homens e mulheres “para os demais” e “com os demais”;

e) Ler, permanentemente, o contexto, de forma crítica, visando a que a educação responda coerentemente aos desafios encontrados;

f) Desenvolver e enriquecer, através do currículo, o diálogo entre fé e cultura, fé e ciência, fé e razão. (PEC, 2005, p. 13-14).

Em consonância com o Projeto Magis e com toda a proposta inaciana de educação, a Direção vem apoiando, investindo e fortalecendo a ação educativa nos finais de semanas no Pinheiral. Nesse sentido, 2013 está sendo um ano ímpar no envolvimento dos professores(as), alunos(as), ex-alunos(as) e funcionários(as) nas atividades do Pinheiral. Até meados de abril, já participaram das atividades do Pinheiral mais de 500 alunos(as), que fizeram sua primeira experiência e/ou reviveram dinâmicas, brincadeiras e reflexões inesquecíveis.

A Casa da Juventude Pinheiral expressa, de forma afetiva e efetiva, as diversas aprendizagens, projetos e vivências que são “pra toda vida”.

PEC. Conferência de Províncias Jesuítas da América Latina (CPAL). Rio de Janeiro: Daugraf, 2005.