O incentivo à música no espaço escolar é uma prática do Colégio Catarinense. São muitos os talentos entre os alunos que se manifestam, principalmente no show de bandas da Olimpíada, nos dias de integração e nas formaturas.

Os festivais de música são traço da centenária história do Colégio Catarinense e têm como finalidade veicular a socialização e a formação integral do aluno, oportunizando o desenvolvimento e aprimorando os princípios de cidadania, sensibilidade, autoestima, disciplina responsável, solidariedade, senso crítico e gosto pelas atividades culturais. Em decorrência disso, formam-se plateias e despertam-se vocações artísticas.

A retomada do Festival da Canção a partir da grande edição de outubro de 2014 é uma promoção pedagógica da Direção e da Associação de Pais e Professores do Colégio Catarinense. O objetivo é oportunizar, apresentar, revelar e lapidar os talentos musicais do Colégio, bem como promover a prática da criação musical e literária através da canção.

Somente alunos poderão participar do Festival da Canção, podendo, cada banda, ter, no máximo, um convidado que não seja aluno do CC, mas que tenha a mesma faixa etária dos participantes. Cada proponente poderá inscrever duas músicas inéditas, porém, apenas uma será selecionada para ser apresentada no Festival. O participante também deve apresentar duas canções cover ou pout pourri. Nas duas categorias, as canções devem ser da cultura musical brasileira.

As inscrições serão realizadas na sala da Coordenação de Atividades Complementares do Colégio. A gravação das composições inéditas deverá ser entregue em CD ou pen-drive, e as demais com as letras das canções em anexo.

A Comissão Julgadora será composta por cinco integrantes, e serão considerados os seguintes critérios de avaliação a partir da atribuição de notas: 1) Melodia da Composição; 2) Arranjo; 3) Letra; 4) Desempenho e performance. A premiação de R$ 12.500,00 será distribuída entre as categorias de melhor: a) Canção; b) Intérprete; c) Arranjo; d) Instrumentista.

Não perca tempo. Mostre o seu lado musical!