Já imaginou estar na fila do almoço e ver que, ao seu lado, está um arqueiro medieval? Ou então dividir a mesa com um cavaleiro trajado com sua brilhante armadura e protegido por espada e escudo? Pois foi o que aconteceu nos dias 9 e 18 de junho, quando nossos alunos tiveram a oportunidade de interagir com o grupo de recriação histórica e cultural SCAM, da Universidade Federal de Santa Catarina.

Além da interação com os integrantes, a atividade contou com palestras realizadas para os estudantes do Ensino Médio, nas quais foram apresentadas a contextualização histórica dos instrumentos e as técnicas de estudo necessárias à confecção, tanto das armaduras como dos outros artefatos produzidos pelo grupo.

Apoiados pelo Departamento de História da UFSC desde 2010, os participantes da SCAM estudam, praticam, divulgam e constroem equipamentos de combate e armaduras do período medieval. Além da preocupação em recriar objetos fidedignos às épocas passadas, o grupo dedica-se, ainda, ao estudo das relações de respeito, justiça e humildade, consoantes aos cavaleiros honrados e às suas ordens.

A realização da experiência com os pesquisadores e contato com os nossos estudantes fazem parte do projeto Confraria das Humanas, coordenado pelos professores Elton, Juliana, Delamare e João Boing, e objetiva propiciar a discussão de temas das áreas das Ciências Humanas, contribuindo para a formação cultural e cidadã de nossos alunos.