O Colégio Catarinense lançou uma competição nacional: a “Gincana Virtual Mundo dos Líderes”. A proposta do game é testar as qualidades de liderança de jovens estudantes.

Em comemoração ao Dia do Estudante, hoje, os alunos do CC já foram desafiados. A tarefa foi decifrar um enigma que começou na sala de aula e terminou no horário de intervalo, com o sorteio de brindes e a divulgação da resposta da charada feita pelo ator, professor e comediante WMarcão, que aproveitou o momento para brincar com os alunos e arrancar algumas gargalhadas da plateia.

O professor de matemática do CC, Rodrigo Macedo de Campos, estava presente no lançamento da gincana. Ele acredita que a internet, quando bem utilizada, possibilita, ao aluno, conhecer, relacionar e compartilhar intensamente o conhecimento. “A Gincana Virtual está auxiliando os alunos a se desafiarem para algo melhor. Eles interagem discutindo sobre temas diferentes daqueles com que estão acostumados”.

A Diretora Acadêmica, Cléia Bernardete Fritzke Abdalla, lembra que um dos objetivos da educação jesuíta é trabalhar na formação de líderes: líderes que se manifestem de forma diferenciada na sociedade. “O que se fez, com a gincana, foi potencializar isso no mundo do aluno. Usamos uma linguagem que se aproxima do universo deles, justamente para cumprir o nosso papel de educadores”.

Essa busca de ferramentas que facilitam e amplificam a educação jesuíta é uma característica presente na pedagogia inaciana, segundo Fábio Marian Pedro, Diretor Administrativo. Ele ressaltou que “Os jesuítas sempre estiveram à frente nas questões da atualidade. Padre Breno, SJ, já trabalhava com rádio amador e Física com os alunos na comunidade. Uma boa liderança precisa buscar o novo, querer o melhor”.

Nesse contexto, o Fráter Luiz Carlos, SJ, desenvolve um projeto no Colégio, através do qual busca incitar alunos para uma atitude de liderança voluntária. “No CC, observamos e valorizamos os alunos que se destacam na sala de aula, tanto pelas matérias exatas, quanto as humanas, sem deixar de lado as atividades práticas. A preocupação do Colégio é com a formação integral. Temos de semear a liderança, proporcionar um ambiente que favoreça o surgimento do líder dentro de cada aluno, e a gincana é mais uma das ferramentas para chegar a esse objetivo”.

Da Gincana Virtual “O Mundo dos Líderes”, podem participar alunos, entre 14 e 17 anos, regularmente matriculados em instituições de ensino públicas ou privadas, pertencentes a 8as séries/ 9os anos (Ensino Fundamental), 1as, 2as e 3as séries (Ensino Médio). A inscrição pode ser feita através do endereço eletrônico <www.mundolider.com.br>.

Após o cadastro, o aluno precisa solucionar enigmas, completar tarefas e demonstrar sua força na internet para atingir uma boa pontuação.

Os três primeiros colocados concorrem a um iPad, um iPhone 5 e uma viagem para a Disney. Os vinte primeiros colocados no concurso, alunos do Colégio Catarinense, desfrutarão, com um acompanhante, de um final de semana em Pinheiral.

A apuração dos resultados será realizada no dia 04 de outubro de 2013 e divulgada no site oficial da competição até o dia 07 de outubro de 2013.