À procura pelos pais, ele estava com o olhar fixo para a plateia. Em instantes, Enzo iniciaria uma apresentação sobre o Sistema Solar para um público de quase 300 pessoas. Filho de Ronan Koerich e Flávia Paulo Koerich, e irmão da Valentina, o aluno do 1º ano B estava ansioso, com um pouco de vergonha, mas muita coragem e vontade de recitar sua fala ao lado dos amigos. “Eu gostei muito, me diverti”, revelou Enzo.

O tema fazia parte do encerramento dos projetos do 2º trimestre, da Unidade Infantil e Fundamental l do Colégio Catarinense. Além desse, na mesma tarde, também foram apresentados “O Corpo Humano” pelo 1º ano A, “Na Era dos dinossauros” pelo 1º ano B e “Viva a Itália” pelo 1º ano D.
Lágrimas, risadas e inúmeros papais tiravam fotografias durante o show que as crianças deram na última sexta-feira (05).  Flávia, mãe do Enzo, falou da emoção no momento em que viu seu filho produzido, recitar algumas frases sobre o Sistema Solar, e sair dançando logo após. “Foi inexplicável. Esse projeto, que envolve toda a parte de conhecimento do mundo, mesmo sendo pequenos, percebo neles uma grande facilidade para absorver isso. Como pais, ficamos impressionados e cheios de orgulho”, revelou emocionada a mãe.

Mesmo com a atual velocidade das informações na vida das crianças, o pai do Enzo, Ronan, afirma estar bastante seguro com a formação do filho. “Nós planejamos a vinda do Enzo e sempre acreditamos que o nosso papel seria de prepará-lo para o mundo. As crianças hoje tem uma dinâmica diferente, uma capacidade de aprendizado muito grande. A informação está muito em torno deles e isso gera uma certa apreensão. Por outro lado, sabemos que isso faz parte do processo e o que fazemos é orientar e apoiar, para que toda essa tecnologia de informação chegue da forma certa, ou seja, transferindo os valores que sempre pautamos”, afirmou o pai, transbordando de orgulho.

A Orientadora Pedagógica, Jeanice Schmidt Bulik, estava bastante feliz por todo o trabalho desenvolvido pela equipe do Infantil e Fundamental I. “Esse projeto é o fechamento do 2º trimestre. É a concretização de um trabalho onde as crianças participaram na escolha do tema. A coreografia recebeu a atenção das professoras de música, Cláudia Souza Hollebem, e de Educação Física, Rosângela. A professora de informática Márcia apoiou cedendo algumas aulas para o ensaio das crianças e ainda preparou o material de apoio. A professora Tânia, de Artes, foi responsável pela decoração do ambiente e organização de alguns trabalhos. Foi tudo muito intenso, a gente se emocionou inclusive, durante os ensaios. Aquilo era o resultado de todo o trabalho e empenho das professoras, e das crianças. Agora, no final, depois de assistir todo o espetáculo, fica uma sensação de imensa gratidão”, compartilhou Jeanice, Orientadora Pedagógica da Unidade Infantil e Fundamental I.