“Ser bibliotecária é, antes de mais nada, uma emoção. O amor pela profissão vai além de todos os requisitos técnicos exigidos e escritos pela teoria”. Foi assim que a bibliotecária do Colégio Catarinense iniciou seu depoimento para o site do CC no Dia do Bibliotecário.

Hivellyse Rodrigues Quint é a bibliotecária do CC, e hoje coordena um time de 12 colaboradores que se distribuem em três setores: Biblioteca Infantil, Biblioteca Central e Arquivo Digital.

A Biblioteca Infantil recebe os alunos da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I. A Biblioteca Central atende alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª a 3ª série do Ensino Médio Diurno e Vespertino. O Arquivo Digital presta o serviço de restauração e preservação da memória institucional.

Na Biblioteca Infantil, as crianças visitam o espaço semanalmente, e as atividades desenvolvidas são: a Hora do Conto, o Hospital do Livro, A Semana do Livro Infantil e de Monteiro Lobato, a Troca-troca de livros e uma Exposição de livros novos e de trabalhos desenvolvidos pelos alunos em sala de aula.

Na Biblioteca Central do CC, também são desenvolvidos vários projetos de incentivo à leitura, sendo que o objetivo é proporcionar aos usuários múltiplas possibilidades de leitura, contribuindo para o despertar da criatividade e do espírito crítico, ampliando o conhecimento e as ideias sobre o mundo.

Todos os projetos educativos, inclusive a Feira do Livro, que acontece anualmente, e as demais atividades da Biblioteca, você pode acompanhar pelo blog da Biblioteca através do link www.catarinensebiblioteca.blogspot.com. Lá, o aluno tem acesso a informações sobre o funcionamento, regulamento, as novidades do mundo literário e os links com conteúdo para pesquisa.

O horário de atendimento da Biblioteca Infantil é de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 12h e das 13h30min às 18h; e na Biblioteca Central é de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 12h05min e das 13h05min às 19h30min.

“Hoje, sinto que o que me encanta em ser bibliotecária é poder estar com crianças e adolescentes em um ambiente que proporciona sonhos, estimula o aprendizado, valoriza a leitura, a cultura, garante diversão e gera conhecimento”, finaliza Hivellyse, que não economiza elogios à sua equipe.