O Colégio Catarinense recebeu, entre os dias 14 a 18 de agosto, um grupo de educadores e alunos do Colégio Jesuíta Santo Inácio, de Fortaleza, para um intercâmbio esportivo. Nesse tipo de evento, as vivências e o intercâmbio cultural e esportivo contribuem para o fortalecimento e a integração dos Colégios que compõem a rede Jesuíta de Educação. A delegação do Colégio Santo Inácio foi composta por quarenta alunos e seis professores, além do Vice-diretor, Pe. Dorli.

O objetivo do encontro, que deverá ter continuidade nos próximos anos, é o de promover a integração entre os Colégios da Companhia de Jesus através de atividades esportivas, culturais e sociais que promovam o respeito, a alteridade, a amizade e, acima de tudo, a parceria entre os Colégios. Os intercâmbios fortalecem a missão apostólica da rede jesuíta em prol de uma educação que vise à formação integral e cidadã dos nossos alunos – “Homens e mulheres para e com os demais” (Pe. Arrupe).

A vivência e a integração de todos os alunos, professores e funcionários foi um dos pontos marcantes nesses dias de competições, celebrações, troca de experiências e surgimento de novas amizades.

Depoimentos de alunos e professores do Colégio Santo Inácio

“Eu já estou no Colégio Santo Inácio há mais de dez anos, e já partilhamos vários Intercâmbios: duas vezes em Salvador – BA, duas vezes em Teresina – PI e uma vez em Parnaíba – PI. Aqui, nós tivemos momentos inesquecíveis de acolhimento, de apoio e de assistência. Descobrimos como a cidade é linda, tem vários encantos… Ficamos impressionados com a grandiosidade do Colégio Catarinense e com a maneira como a educação é desenvolvida nessa instituição. Nós, que fazemos o Colégio Santo Inácio, só podemos agradecer a todos os que fazem o Colégio Catarinense, e esperamos retribuir a acolhida em sua visita a Fortaleza – CE, pois ficaremos muito felizes em recebê-los em nossa casa. Um abraço especial ao Sílvio e ao Afonso, que tiveram uma dedicação muito grande para que tudo desse certo.” – Álvaro Peixoto Torres – professor e técnico de vôlei feminino.

“Este Intercâmbio, com certeza, marcou muito a vida de nossos alunos, e possibilitou a troca de experiências vivenciadas por nós, professores. Todos estão muito felizes com tudo o que vivenciaram, desde a acolhida, o citytour, os momentos no refeitório e nos jogos, a hospitalidade das pessoas que aqui nos acolheram tão bem. Esperamos poder retribuir todo o carinho e a atenção que aqui nos foram dados, em especial aos professores Sílvio e Afonso, que tiveram total disponibilidade em nos acolher”. – Professor Carlos Alexandre.

“Com a finalidade de proporcionar uma integração entre os Colégios Jesuítas, realizamos, anualmente, um Intercâmbio Esportivo. Este ano, com a iminência de unificação das províncias, realizamos em Florianópolis. Após esses dias de convivência, gostaria de agradecer a toda equipe do Colégio Catarinense por essa acolhida com amor e dedicação e pela troca de experiências. Em especial, gostaria de agradecer, também, ao Sílvio e ao Afonso, que nos acompanharam mais de perto, ao Padre Mário, que proporcionou a realização do Intercâmbio. Esperamos, no próximo ano, no período de 21 a 24 de agosto, podermos retribuir com todo o carinho e a dedicação, o que é característico da Companhia de Jesus. Muito Obrigado e até 2014!” – José Lorenzo de Araújo Corrêa Filho.

“Foi uma grande alegria participar deste momento de integração e de saberes. A comunidade nos acolheu com muito carinho, de fato nos sentimos em casa. Sentimo-nos parte dessa grande família, que é a Companhia de Jesus”. – Professora Nayara Carvalho – Orientadora Educacional do Ensino Médio.

“Foi uma experiência ímpar, para nossos alunos, atravessar o país, de dimensões continentais, e vivenciar uma nova cultura, ainda que com a mesma língua. O modo de falar, de tratar as pessoas, de se relacionar, enfim, o jogo é o mesmo, mas as aprendizagens no entorno deste são imensamente importantes na formação dos nossos alunos. Torcemos para que a Congregação Jesuíta, que tanto prima pelas vivências e experiências de seus alunos e funcionários, possa organizar e, paulatinamente, aumentar a participação de nossas escolas visando a um torneio de amplitude nacional. As expectativas com respeito aos nossos alunos foram amplamente superadas, e nos sentimos felizes de ver nossos trabalhos se materializando na dimensão do “saber ser”, o que nos deixa imensamente felizes”. – Luiz César Lima Martins.

“O intercâmbio foi um rico momento de conhecimento e de trabalho em equipe. Pudemos conviver com funcionários, alunos, professores e padres do Colégio Catarinense, e compreendermos melhor que ser inaciano é viver o “em tudo amar e servir”. Agradeço a oportunidade e a acolhida de todos”. – Depoimento da Aluna Lara Araújo Veloso (16 anos), estudante do 2º Ano do Ensino Médio – participante da Equipe de Voleibol – Categoria Sub-17.