Depois dos excelentes resultados obtidos nas Olimpíadas de Matemática, os professores e alunos do CC comemoraram a premiação na XIII Olimpíada Catarinense de Química (OCQ 2017), realizada nesta quarta-feira, 6/12, no Salão Nobre da UNISUL, em Tubarão. A solenidade reconheceu os estudantes da rede pública e particular que se destacaram no estudo da ciência química, assim como as instituições de ensino que apresentaram maior número de pontos obtidos através dos alunos detentores de medalhas. O Colégio Catarinense conquistou o 2º lugar entre as instituições com maior número de pontos. Vinte e cinco  alunos do CC receberam premiações e menções honrosas. O aluno Luca Tamashiro Decker, da 3ª série B, que foi premiado com a medalha de prata na Olimpíada Catarinense de Química também recebeu Menção Honrosa na Olimpíada Brasileira de Química.

TOPOParticiparam desta edição aproximadamente 12 mil alunos de todas as regiões do estado. Entre os objetivos da Olimpíada estão o desenvolvimento do espírito científico, tecnológico e social em estudantes de Ensino Médio, a descoberta da ciência química no cotidiano  para sociedade, o incentivo entre professores e estudantes para o ensino da química e o estímulo ao despertar de novos talentos na área.

A Olimpíada Catarinense de Química é  realizada pela Unidade Tecnológica da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNITEC/UNISUL) – através dos cursos de Engenharia Química, Química (bacharelado e licenciatura) e Gerência de Ensino, Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação (GEPPExI) –, em parceria com o Conselho Regional de Química (CRQ 13ª Região), através do Projeto de Apoio ao Ensino da Química do Programa de Educação Continuada, apoiados pela Secretaria de Estado da educação de Santa Catarina (SED/SC), a OCQ 2017 é um movimento que integra o Programa Nacional de Olimpíadas de Química.

As instituições de ensino que obtiverem a maior pontuação através dos seus alunos classificados com medalha de ouro, prata e bronze, levando-se em consideração os pontos de cada medalha, recebem troféus de 1º (primeiro), 2º (segundo) e 3º (terceiro) lugares. A escola campeã recebe também um troféu itinerante, com posse definitiva para a instituição com três títulos. Os quarenta alunos que foram classificados da Modalidade “A” e “B” são automaticamente inscritos na Olimpíada Brasileira de Química – OBQ, a ser realizada no mês de agosto do ano subsequente.