É competência do Colégio, promover o desenvolvimento humano e acadêmico de seus alunos, acompanhando-os em sua formação para a cidadania e para a vida, mediante a promoção de um processo pedagógico que privilegie a responsabilidade e o compromisso.

Nesse sentido, os alunos do Colégio Catarinense realizaram, na manhã de terça-feira (19), uma visita ao Educandário Santa Catarina, que fica em São José/SC. A visita faz parte das atividades desenvolvidas pela disciplina de Formação Humana do Colégio Catarinense e tem como objetivo fazer com que os adolescentes vejam-se como “maiores responsáveis” no cuidar de outras crianças, ainda que em um curto espaço de tempo.

Cuidar é um ato de preservação, aprendido por meio das experiências vividas e dos saberes desenvolvidos pela cultura da qual fazemos parte. Esse ato traduz-se em atitudes e comportamentos relacionados à atenção, ao zelo, ao respeito aos limites, à cautela, tanto frente a si próprio como frente ao outro. Dessa forma, os jovens do Colégio Catarinense tornam-se mais responsáveis, solidários, conscientes dos problemas da sociedade e comprometidos com a transformação positiva do ambiente escolar.