O Colégio Catarinense, a partir de hoje (17 de março), passou a contar com um incremento em sua proposta pedagógica: foi implementado um ambiente virtual de aprendizagem. A plataforma Moodle foi escolhida porque torna mais fácil a interação entre alunos e professores, possibilitando a apropriação e o uso competente de ferramentas de comunicação e potencializando a participação dos sujeitos em seus aprendizados.

O Moodle é um AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) usado por muitas instituições de ensino espalhadas por todo o mundo. Trata-se de uma plataforma que possibilita o gerenciamento de conteúdos formativos, estimulando o trabalho colaborativo e possibilitando a troca de informações e conhecimentos através de suas funcionalidades. O Moodle é, também, uma ferramenta utilizada pelas escolas da Rede Jesuíta de Educação que potencializa a pertença à rede e favorece a integração, a colaboração mútua e o apoio entre as obras pertencentes à Companhia de Jesus, criando novas oportunidades na vasta cultura de relações conceituais.

Apesar de ser uma ferramenta conhecida por seu potencial de trabalho na Educação à Distância, a experiência referente à implementação de uma plataforma de trabalho como o Moodle permitirá que professores e alunos do Colégio Catarinense aprofundem experiências de aprendizagens, de modo a complementar a relação presencial construída na sala de aula através de uma infinidade de recursos que permitirão gerenciar e administrar conteúdos e arquivos, compartilhar materiais de estudo e pesquisa, coletar e avaliar atividades/tarefas, entre muitas outras atividades.

Segundo a Assessora Acadêmica do Colégio, professora Louisa Schröter, a plataforma Moodle se caracterizará como uma força a mais no aprendizado. Através dela, alunos e professores estabelecerão um processo cada vez mais qualificado de ensinar e aprender. Dessa forma, o Colégio Catarinense objetiva, com a implantação dessa plataforma, qualificar os processos de aprendizagens dos alunos, inovando as práticas do corpo docente através de novas metodologias que explorem as tecnologias digitais.

Os alunos estão sendo orientados a acessar a plataforma por seus professores, e as famílias poderão ter acesso ao ambiente virtual para acompanhar o processo através do mesmo login e da senha com que acessam o portal do CC. O acesso será feito através do link MOODLE no site do Colégio. Lá, também, está disponível um tutorial para facilitar a navegação na plataforma.

Caso haja dúvidas sobre logins de acesso ou sobre a navegação, favor entrar em contato com o protocolo do Colégio (32511529) ou através do e-mail  moodle@colegiocatarinense.g12.br .