Nos dias 08 e 09 de abril, o Diretor-Geral do CC, Padre Mário Sündermann, participou do Encontro Nacional de Reitores/Diretores de Colégios Jesuítas do Brasil.

O encontro teve por objetivo discernir o trabalho apostólico jesuíta na área da Educação Básica, buscando possibilidades de inovação nos modelos e novas formas de estruturação em vista da construção da nova Província dos Jesuítas do Brasil. Buscou-se, ainda, o fortalecimento de uma ideia de rede que congregue uma integração e articulação entre os diferentes colégios da BRA. Para isso, foram retomados os estudos e levantamentos realizados em todas as obras no decorrer do ano de 2012.

“A Companhia de Jesus vislumbra os colégios como lugares propícios para contribuir na formação de cidadãos éticos, responsáveis, críticos, competentes e compassivos, propondo-se a educar crianças e jovens de modo integral para que sejam pessoas de virtudes e valores. O pressuposto de um Colégio Jesuíta é a excelência acadêmica, com uma proposta pedagógica clara, em que o(a) aluno(a) aprenda por meio do diálogo e atue sempre em colaboração com os outros, conseguindo dialogar com os grandes desafios e dilemas do mundo contemporâneo: ecologia, diversidade, fronteiras da educação e mundo virtual”, completou o Diretor-geral.

Durante o evento, Padre Mário, juntamente com outras lideranças dos colégios jesuítas, desenhou o colégio dos sonhos.  “Percebemos que nossos colégios não estão longe do ideal traçado. Ficou nítido que é possível e viável o nosso trabalho em rede. Há riquezas, experiências e projetos diversos nas unidades educativas do Brasil que podem ser socializados e que podem fortalecer ainda mais os projetos educativos das escolas jesuítas. Estamos num mundo globalizado, e é imprescindível unir forças, sonhar juntos e construir coletivamente”.

As escolas Jesuítas do Brasil têm, no horizonte, um Projeto Educativo Comum, e o Colégio Catarinense inspira-se nesta sólida e consistente tradição educativa da Companhia de Jesus. “Pertencer a uma rede de colégios forte e com propostas pedagógicas continuamente atualizadas fortalece o Catarinense em sua missão de educar de modo integral, oferecendo aos alunos os melhores meios humanos, acadêmicos e estruturais. Sonhamos com um Colégio cada vez melhor, e isso será cada vez mais possível se trabalharmos em sintonia com nossos ideais maiores”.