O Colégio Catarinense, neste mês de junho, reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento integral de seus alunos por meio de uma série de ações focadas na organização e nas estratégias para o desenvolvimento de hábitos de estudo, assim como para o uso responsável das tecnologias. Essas iniciativas visam formar estudantes comprometidos com o mundo e com as pessoas, tornando-os cidadãos autônomos, responsáveis e preparados para enfrentar os desafios educacionais.

Para incentivar hábitos de estudo práticos e eficientes, o Colégio desenvolveu metodologias específicas para cada ano escolar. Reconhecendo a importância de uma abordagem adequada à idade dos alunos, as ações incluem o estabelecimento de rotinas, a definição de metas claras, além de técnicas eficazes de organização e estudo, promovendo, assim, a autonomia e o engajamento dos estudantes.

O uso das tecnologias tem sido um ponto de destaque nesse contexto. Se, por um lado, as ferramentas digitais têm potencial para auxiliar no aprendizado e na interação entre pessoas, por outro, seu uso excessivo pode prejudicar a saúde emocional dos estudantes. Problemas como cyberbullying, convivência familiar limitada, dificuldades de concentração, perda da capacidade de lidar com emoções e problemas da vida real são algumas das consequências negativas do uso indiscriminado das tecnologias.

Atento a essas questões, o Colégio Catarinense desenvolveu projetos e ações que buscam inspirar o cuidado dos alunos no uso das mídias digitais. Observando o crescimento da dependência tecnológica entre as crianças e os adolescentes, o Colégio estruturou um projeto de cuidados com a utilização das tecnologias da informação e comunicação. Esse projeto, inicialmente voltado para os alunos do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), foi estendido à 1ª série do Novo Ensino Médio, com planos de expansão para outras turmas, ao longo do ano letivo.

Durante as atividades de contextualização, foram abordados temas como o surgimento das mídias digitais, suas funções e possibilidades, problematizando o uso das tecnologias digitais e apresentando consequências e casos reais. Além disso, houve discussões sobre o comportamento dos alunos no contexto digital, com orientações e alertas quanto ao uso adequado e responsável dessas tecnologias, prevenindo a autoexposição nas redes sociais.

#colegiocatarinense #ocolegioqueficaemvoce #redejesuitadeeducacao #rje #jesuitasbrasiloficial #somosjesuitas #somosflacsi