O Colégio Catarinense, em parceria com a Secretaria de Saúde do Município de Florianópolis, realizou, nesta quarta-feira (02), a vacinação quadrivalente contra o HPV em todas as meninas de 11 a 13 anos. A aplicação da vacina ocorreu no ambulatório do Colégio, e atendeu a 80% das alunas dentro da faixa etária estipulada.
Kellen Justus, enfermeira do Centro de Saúde do Centro de Florianópolis, explicou que a faixa etária para a aplicação da vacina foi prevista contando que as meninas dessa idade ainda não tiveram nenhum tipo de relação sexual e, por consequência, nenhum contato com esse tipo de vírus, pois, “após ter contato com o vírus, não se faz mais necessário o uso da vacina”, destacou Kellen.
Para a aplicação da vacina, foi solicitado que as alunas trouxessem, assinado pelos pais, um termo de consentimento, juntamente com cópia do documento e da carteira de vacinação. A vacina é aplicada por via intramuscular e previne contra quatro tipos de vírus, dos cento e cinquenta existentes.
É importante frisar que todas as ações de prevenção continuam sendo válidas, tais como o uso do preservativo e o exame preventivo. Além disso, é necessário tomar uma segunda dose seis meses após a primeira, e uma terceira dose daqui a cinco anos, para que as meninas estejam devidamente imunizadas.
A infecção pelo HPV é muito frequente, mas transitória, regredindo espontaneamente na maioria das vezes. No pequeno número de casos nos quais a infecção persiste, pode ocorrer o desenvolvimento de lesões que, se não forem identificadas e tratadas, podem progredir para o câncer.
Comunicamos, às alunas que ainda não se vacinaram contra o HPV, que a equipe da Secretaria Municipal de Saúde estará no Colégio nesta segunda-feira, dia 07 de abril, das 8h30min às 11h, no Ambulatório do CC. É imprescindível a apresentação dos documentos exigidos pela Secretaria de Saúde, conforme Comunicado 052/2014. Quem não conseguir se vacinar nesse dia, deverá comparecer ao Centro de Saúde.