Jovens do mundo inteiro estarão reunidos, durante o período de 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro, para participarem da Jornada Mundial da Juventude – JMJ. Assim, o Colégio Catarinense recebeu ontem, à meia-noite, jovens do projeto Magis, alunos e ex-alunos de colégios jesuítas, provenientes da França, do Chile e da região nordeste do Brasil, que estão se preparando para a jornada.

O primeiro encontro se deu em Salvador, onde todos assistiram a uma missa rezada pelo Padre-geral, Adolfo Nicolás, SJ, e, em seguida, da capital da Bahia, os participantes partiram para diversas regiões do Brasil. O objetivo é acolhê-los e prepará-los, durante uma semana, para a JMJ – 2013, que prevê a participação de aproximadamente dois mil jovens.

“A Semana Missionária proporciona, aos jovens, conhecer a cultura local, além de promover um programa de imersão espiritual, pastoral, social e missionária para o compromisso de servir”, afirmou Afonso Silva, coordenador das Atividades Complementares do Colégio Catarinense e voluntário na organização da Semana Missionária no CC.

Hoje, pela manhã, o café, servido às 7 horas, levantou mais cedo o grupo, que já tinha, como primeira tarefa do dia, um tour completo pelas instalações do Colégio Catarinense. Nesse momento, uma das visitas que mais chamou a atenção dos participantes foi o Museu do Homem do Sambaqui. Após isso, durante o período vespertino, programou-se uma visita à Orianópolis.

A Semana Missionária se inicia oficialmente amanhã (17). Durante esse período, serão realizadas oficinas vocacionais, visitas missionárias a seminários e casas de religiosos, atividades comunitárias de solidariedade com as comunidades locais e visitas a instituições sociais, além da promoção de momentos culturais.