O Colégio Catarinense tornou-se escola membro do PEA-UNESCO, e o Certificado dessa conquista foi entregue aos coordenadores das Unidades de Ensino I e II, do Colégio Catarinense, Louisa Schröter e Luiz Henrique Neves, durante o Encontro Nacional do Programa das Escolas Associadas da UNESCO, na última semana, em Salvador.

O Programa de Escolas Associadas é quase tão antigo quanto a própria Unesco e foi criado para estender os objetivos dessa organização mundial, no pós-guerra, ao campo da Educação, estando presente em 130 países. O objetivo fundamental do PEA é criar uma rede internacional de escolas que trabalhem pela ideia da cultura da paz. Por isso, o Programa consiste, basicamente, no estímulo a projetos ligados a um tema central, que é o Ano Internacional proposto pela Unesco, ou simplesmente dirigidos à ampliação da consciência de cidadania.

Toda escola associada recebe um certificado internacional de escola membro e tem o direito de utilizar a logomarca do PEA e do Ano Internacional em vigor. Pode receber, também, materiais produzidos pela Unesco, eventual ou periodicamente, e participar de concursos internacionais lançados com frequência pela organização e por outras instituições a ela ligadas. Por diversas vezes, alunos brasileiros foram convidados a viagens internacionais, em função dessas atividades. O principal benefício, porém, é participar de uma comunidade que trabalha pelo mesmo objetivo, troca informações, compartilha projetos e ideais, catalisando esforços para fazer repercutir positivamente as ações nas escolas, mediante possibilidade de ampliação do trabalho pela cultura da paz, em todas as suas formas. Para a coordenadora da Unidade de Ensino I do Colégio Catarinense, Louisa Schröter, a partir dessa certificação, “o CC integra-se a uma comunidade que trabalha em rede pela cidadania planetária e pelo direito à dignidade humana, através da luta por um mundo mais fraterno, justo e sustentável”.