Que a educação passa por mudanças nos processos didáticos, isso é fato, mas a grande questão é justamente a escolha dentre tantas opções no mercado.

Além da formação continuada, que é uma prática constante e está consolidada no projeto pedagógico, o Colégio Catarinense prepara também seus educadores no gerenciamento das novas tecnologias. Por isso, a volta às aulas para os alunos do terceiro ano do Ensino Médio tem novidade, pois todos receberão um tablet.

Segundo o coordenador do Ensino Médio Diurno, Afonso Silva, isso representa um ganho não apenas para os professores, mas também para os alunos. “A intenção é que a postura tradicional do professor seja transcendida numa forma mais dinâmica, para reforçar o processo que busca encantar, motivar e tornar o ensino mais vivaz”, explica o coordenador.

O tablet é um dispositivo periférico de computador e possui uma estrutura fina e compacta, que pode ser usada como agenda, para a leitura de livros, jornais e revistas, entretenimento com jogos, acesso à internet, visualização de fotos e para assistir a vídeos. Ele apresenta uma tela touchscreen, que pode ser acionada pela ponta dos dedos ou por uma caneta especial.

O aparelho selecionado pelo Colégio Catarinense tem a plataforma Android, e o sistema de ensino é o Ético, da Editora Saraiva.

Para a Saraiva, a função é promover uma maior visualização e sensibilidade do conteúdo, ou seja, uma explicação mais dinâmica e participativa, acarretando uma maior contextualização em relação ao conhecimento. “Ele jamais substitui o professor. É um modelo educativo que promove a aventura intelectual, mediada por professores”, afirma a editora Saraiva.

Conforme a Diretora Acadêmica do Colégio Catarinense, Cléia Bernadete Fritzke Abdalla, o aproveitamento da aula será maior por dois fatores: a proximidade que se ganha com os alunos por meio do uso de uma tecnologia que já faz parte da vida deles e a interatividade com o tema trabalhado em sala de aula. “O professor, nos 48 minutos de aula, usará a lousa digital, mas o aluno poderá acessar todo o conteúdo no tablet, bem como obter informações adicionais no site do Ético”, afirma a Diretora.