Neste domingo (22), a Comunidade Educativa do Colégio Catarinense inicia a celebração da novena a Santo Inácio de Loyola. No dia 31 de julho, a Igreja celebra o dia do santo fundador da Companhia de Jesus. A cada dia, serão conduzidas reflexões sobre a vida de Inácio: conversão; devoção a Nossa Senhora; construindo o Reino; a maior Glória de Deus; o que farei por Cristo?; um novo Pentecostes; o evangelho do amor; opção pelos pobres; e a vontade do Pai.

A novena é momento especial para celebrar o seguimento de Jesus Cristo, a exemplo de Santo Inácio que foi um homem determinado, arrojado e livre para amar e servir. Os encontros acontecem na Igreja Santa Catarina de Alexandria, de 22 a 31/7, às 18h30min, no sábado (28), às 14h e 18h30min e no domingo (29), às 08h e 18h30min.

 Vida de Santo Inácio de Loyola

 Infância e Adolescência: Inácio teve dez irmãos, e seus pais eram Beltrão Ibáñes e Maria Sánchez de Licona. Pertencente à nobreza, em seus primeiros anos de vida não demonstrava bem o que deveria ser futuramente. Pouco sabemos de sua vida durante sua infância ou adolescência. Mas, com certeza, teve sua vida de trabalho como qualquer outro jovem. Em Arévalo aprendeu a escrever, recebeu instrução militar e, sobretudo, captou o espírito de luta, de lealdade de cortesia que os “grandes” da Espanha então viviam.

Vida Adulta: Homem teimoso, com desejos fortes e persistentes, sempre lutava e buscava realizar sua vontade, seus sonhos. Buscava e sonhava com mulheres ricas. Almejava sempre o difícil. Quando ele se converteu, continuou a buscar coisas grandes, ou seja, ele colocou o seu desejo à vontade do Reino de Deus. Ele não mudou a sua personalidade, apenas inverteu o objeto de desejo, que agora era o Reino, entregar a vida a Jesus e transformar o mundo com seu testemunho.

Conversão: Inácio teve o seu momento de queda, mas aquela batalha em Pamplona não foi por acaso: Deus usou daquele acontecimento para mostrar a Inácio que a vida não se resumia a batalhas externas, também há batalhas internas, espirituais, e assim ele percebeu o que havia de mais importante.

Homem Santo – Místico: Depois de tudo que passou, enfrentou, experimentou, Inácio tornou-se um místico, um santo, não por mágica, mas sim por mérito de Deus e graça, por dom puramente. Tudo isso ele foi construindo através de muito discernimento, ou seja, escutou a voz de Deus, percebeu as moções de Deus para si, não teve medo de estar predisposto e disposto a receber e acolher a vontade de Deus. Em tudo que ele fazia colocava um esforço especial, pois sabia que era para a maior glória de Deus.

Fonte: http://jesuitasbrasil.blogspot.com.br/

ORAÇÃO DE SANTO INÁCIO

Tomai, Senhor, e recebei
Toda a minha liberdade
E a minha memória também;
O meu entendimento
E toda a minha vontade,
Tudo o que tenho e possuo,
Vós me destes com amor.

Todos os dons que me destes,
Com gratidão vos devolvo,
Disponde deles, Senhor,
Segundo a vossa vontade.
Dai-me somente o vosso amor,
Vossa graça. Isto me basta,
Nada mais quero pedir.