Na última segunda-feira, 10 de março, a Comunidade Educativa celebrou os quarenta e dois anos de serviços prestados à educação e ao Colégio Catarinense pela professora Cléia Bernardete Fritzke Abdalla. Além dos educadores e diretores, familiares e ex-alunos, marcaram presença na celebração o Delegado de Educação da Província do Brasil, Padre Mário Sündermann, SJ, e o diretor do Colégio Anchieta, em Porto Alegre, Padre João Cláudio Rhoden, SJ, ex-diretores do Colégio Catarinense.

Na celebração eucarística, a comunidade celebrou a vida e a dedicação da professora Cléia, relembrando os momentos de sua trajetória e as funções desempenhadas no Colégio. Padre Mário ressaltou o aprendizado na convivência e partilha da missão como diretor-geral: “Com a Cléia, aprendi a ser diretor. A ela, dedico o agradecimento dos jesuítas no Brasil, por ter compartilhado conosco a missão da Companhia de Jesus na educação”, destacou ele, ao relembrar a dedicação da diretora acadêmica e a saudação em nome do Provincial do Brasil, Padre Carlos Palacio, SJ.

Afonso Ghizzo Neto, ex-aluno da professora Cléia e promotor que criou o projeto “O Que Você Tem a Ver com a Corrupção”, prestou homenagem relembrando os tempos de escola e as orientações recebidas da professora. Do filho Gustavo, Cléia ouviu o exemplo de sua dedicação e entrega.  A assessora acadêmica, Louisa Carla Farina Schroter, falou em nome dos educadores, destacando a trajetória, o zelo e o empenho da professora Cléia durante os anos de trabalho.

“É uma celebração de vida, uma ode a mulher que dedicou parte de sua história a formar homens e mulheres de bem, resultado do mais alto investimento em excelência acadêmica e formação espiritual, moral e ética. Todos os quarenta e dois anos letivos que cumpriu sempre foram renovados pela certeza de que investir no desenvolvimento de pessoas é o maior objetivo do docente comprometido com seus semelhantes. Cléia sempre perseverou na certeza de que a educação é uma atividade que deve contemplar profundamente o ser humano, realizando-se através da educação do intelecto, do espírito e da afetividade”, destacou Louisa.

Além de educadora, graduada em História pela UFSC, em 1969, Cléia formou-se também em Direito, pela mesma universidade, em 1973. Viveu, nessa época, a experiência pioneira de ter constituído o primeiro escritório de advocacia de Florianópolis, gerido exclusivamente por mulheres. Exerceu a advocacia por quinze anos, mas encontrou seu verdadeiro espaço de realização pessoal e profissional junto à escola e às suas dinâmicas. Nos quarenta e dois anos de Colégio Catarinense, professora Cléia assumiu diversas funções: professora, coordenadora-geral, assessora pedagógica e, nos últimos cinco anos, foi diretora acadêmica. Em sua despedida, agradeceu a todos pela caminhada que trilhou no Colégio, enalteceu o aprendizado e o crescimento de vida em sua trajetória: “Evitarei citar nomes para não ser injusta e esquecer alguém. Agradeço o carinho de todos e o muito que aprendi para meu crescimento pessoal”.

Ao final da celebração, a comunidade educativa despediu-se da professora Cléia, que encerrou seu trabalho no Colégio Catarinense.