A abertura da Olimpíada da Unidade de Ensino I do Colégio Catarinense, cujo tema é “Cultura da paz”, ocorreu no Ginásio Ivo Silveira em uma cerimônia especial. O evento, que se inspira na união e no respeito ao próximo, ao incentivar a solidariedade, a alegria, o entusiasmo e o cuidado mútuo entre cada participante, começou com a entrada das bandeiras do Colégio, conduzidas por estudantes, seguida da execução do Hino Nacional.

Na sequência, a coordenadora da Unidade de Ensino I, Ana Vianice, deu as boas-vindas aos estudantes e familiares, destacando a importância do momento. “A Olimpíada da Unidade de Ensino I é sempre um momento especial e aguardado por toda a comunidade educativa, principalmente pelos alunos. Esses dias não são apenas sobre diversão e espírito esportivo, mas também sobre os valores que os unem como comunidade educativa. Inspirados pelos ideais jesuítas, eles buscam cultivar habilidades físicas e virtudes como companheirismo, respeito, determinação e amizade”, frisou a coordenadora.

Após os alunos cantarem a oração de Santo Inácio, “Tomai, Senhor, e recebei”, Pe. Eduardo, Diretor-geral do Colégio, convidou os pais e responsáveis para, juntos, invocarem a bênção de Deus sobre os pequenos atletas e colaboradores. Imediatamente à bênção, houve o acendimento da pira olímpica e o juramento do atleta, feito tanto em inglês quanto em português.

O encerramento das celebrações contou com uma apresentação artística de todas as turmas, desde a Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental. A cerimônia reuniu toda comunidade educativa em torno do espírito esportivo e dos valores educacionais. “Esse período de atividades esportivas oferece vivências únicas e, com certeza, marca a todos”, destacou Pe. Eduardo.

Assim, reafirmando os preceitos que embasam o tema da Olimpíada da Unidade de Ensino I, os jogos de nossos atletas estão imbuídos dos princípios de tolerância, solidariedade, respeito à vida e aos direitos individuais, a partir da contemplação de tantos talentos.

Imagens da abertura da Olimpíada 2023 da Educação Infantil e Ensino Fundamental I – Matutino

Imagens da abertura da Olimpíada 2023 da Educação Infantil e Ensino Fundamental I – Vespertino