No último sábado (23), alunos, pais e funcionários participaram do 12º “Dia da Integração e Ação Social” promovido pelo Ensino Médio Diurno. A movimentação começou logo cedo com a entrega de camisetas e os gritos de guerra das equipes. Durante as primeiras tarefas, o movimento para entrega de doações de roupas e alimentos foi intenso. Paralelamente à prática solidária, o pátio do Colégio Catarinense foi tomado de muita festa, com jogos, dança de quadrilha, pipoca, cachorro-quente, pinhão, refrigerante e guloseimas.

“Foi um dia especial, com gestos de solidariedade e integração, que sintetizam o nosso modo de educar: alegre, fraterno, solidário e comprometido. Agradeço à equipe organizadora e dou meus parabéns pela festa. A doação de cada um permitirá que muitos possam voltar a sonhar e ter esperança”, destacou o Diretor-geral, Padre Mário Sündermann, SJ.

Também os pais marcaram presença durante todo o dia, ajudando na coleta de doações, no encontro de amigos e até na música. “A integração de pais e alunos é fundamental. Este dia é uma oportunidade de nos conhecermos e conhecermos, também, os pais dos amigos de nosso filho. O gesto de promover doações acontece em um espaço privilegiado para que eles vivenciem as práticas de solidariedade, que andam esquecidas na sociedade”, destaca o casal Mônica e Marcelo, pais do aluno Augusto Pfeiffer Colleoni.

“É interessante, pela integração e competição saudável. Aqui, eles, além de praticarem a solidariedade, também aprendem a ganhar e perder, competir. Isso eles levarão para a vida”, destaca Roberto Ávila, pai de um aluno do terceirão.

Os pais podem integrar as equipes também para a disputa esportiva e querem participar ainda mais. “Deveria pontuar a equipe com a maior participação de pais”, sugere a mãe Magda Cassol, mãe de Olga, que cursa o 1º ano. “A integração é importante. Nós nos relacionamos ainda mais com os professores de nossos filhos”, destaca Claudio Vieira, pai de João Felipe.

Foram arrecadados 8.329 produtos de higiene pessoal, 13.558 peças de roupas e 12 toneladas de alimentos. As doações serão encaminhadas para 20 instituições sociais da Grande Florianópolis, sendo que muitas delas são espaços de trabalho voluntário prestado por alunos do Colégio Catarinense.

Ao anunciar a vitória do 3º C como turma campeã geral e das turmas 1º F, 2º B e 3º A nas suas respectivas séries, o Coordenador do Ensino Médio, Afonso Silva, agradeceu a participação de todos. “Agradecemos os professores, funcionários e líderes de turma, que se empenharam na organização deste dia. Agradecemos a todos que estiveram conosco com o mesmo objetivo: promover a solidariedade e o ambiente fraterno”.