CAPA

Após o período de férias, diretores, coordenadores, jesuítas, representantes de setores e de serviços do Colégio Catarinense reuniram-se para um momento de acolhida, reflexão e  projeção das ações permanentes e das metas para o novo ano letivo.  Durante o encontro, o Diretor-Geral, Afonso Luiz Silva, expôs as prioridades da Companhia de Jesus para 2017 e reafirmou o compromisso do Colégio Catarinense com a identidade e o carisma inacianos.  O diretor relembrou também a importância de manter o foco dos trabalhos na aprendizagem dos alunos, seguindo as orientações do Projeto Educativo Comum (PEC) da Companhia de Jesus e do Sistema de Qualidade na Gestão Escolar.

A qualidade de ensino, o investimento na formação dos profissionais à frente da sala de aula e o espírito de equipe foram outros assuntos em destaque. Também foi sugerida especial atenção às orientações do Papa Francisco, no sentido de trabalhar para a Paz, reavivando o trabalho, a missão, o compromisso e o serviço. O Ano Mariano Nacional , proposto pela CNBB, pelos 300 anos de aparição de Nossa Senhora Aparecida, foi  abordado no encontro, bem como  as discussões da  XXXVI Congregação Geral, ocorrida em 2016, quando se reafirmou o compromisso com a promoção da justiça, da fé e o cuidado com o meio ambiente.

O Diretor Acadêmico, Elton Frias Zanoni e o Diretor Administrativo, Fábio Luiz Pedro,  expuseram os números de turmas e de alunos para 2017, elogiaram o trabalho desenvolvido pela equipe em 2016  e  incentivaram os novos projetos para o ano que inicia. As Coordenações das Unidades e as Equipes de Serviços priorizarão ações com foco no aluno e na efetivação do processo de aprendizagem, indicações do Projeto Educativo Comum da Rede Jesuíta de Educação, lançado em 2016.

IMAGEM 2

Decreto 2- XXXVI – CONGREGAÇÃO GERAL – 2016. UM GOVERNO RENOVADO, PARA UMA MISSÃO RENOVADA

A XXXVI CG INDICA TRÊS ASPECTOS FULCRAIS DE ATENÇÃO:

1º – Nosso modo de ser e proceder (em primeiro lugar, a CG XXXVI deseja fomentar as características importantes do modo de ser e proceder inacianos).

Reconhecer as renovações empreendidas no governo da SJ (em segundo lugar, a CG XXXVI reconhece as rotas de renovação que foram empreendidas no governo da Companhia, em níveis diversos, na CG XXXV).

Recomendações para o discernimento e planejamento apostólico contínuo (em teceiro lugar, a CG XXXVI formula esclarecimentos e recomendações para o discernimento e planejamento apostólico contínuos.

MANEIRA APROPRIADA DE VIVER A MISSÃO DA CJ HOJE – TRÊS PERSPECTIVAS IMPORTANTES:

O DISCERNIMENTO: Este precioso presente de Inácio é parte integrante de nossa vida pessoal e apostólica como corpo. De acordo com a nossa maneira de viver, o discernimento é a fundação para a tomada de decisão de toda a autoridade legítima. Na preparação dessa Congregação, tivemos uma experiência de discernimento que se iniciou nas províncias e nas regiões e ajudou a identificar, hoje, os desafios mais importantes de nossa missão, com resposta ao Reino de Deus, anunciado por Jesus. O processo de discernimento inaciano oferece a base espiritual que torna possível o nosso planejamento apostólico.

A COLABORAÇÃO: A CG XXXV declarou que “a colaboração na missão exprime a nossa verdadeira identidade como membros da igreja, da complementaridade das nossas diversas chamadas para a santidade, bem como a nossa responsabilidade mútua frente à missão de Cristo e o nosso desejo de participar, como pessoas de boa vontade, do serviço na família humana e na vinda do Reino de Deus”. A CG XXXIV havia solicitado que “todos os funcionários no trabalho exercessem a responsabilidade e estivessem envolvidos no processo de discernimento e tomada de decisão compartilhada, conforme o caso;” A CG XXXVI reconhece o papel crucial de quem colabora na vitalidade da missão atual da sociedade e manifesta a sua gratidão a todos aqueles que contribuem e desempenham papéis importantes no serviço de suas obras e ministérios; Nossa missão torna-se mais profunda, e nosso serviço torna-se mais amplo, através da colaboração de todas as pessoas com quem trabalhamos, especialmente as que se inspiram na espiritualidade inaciana.

O TRABALHO EM REDE: A colaboração leva naturalmente à cooperação entre as redes. Novas tecnologias de comunicação tornam essa prática mais fácil e oferecem suporte à missão, para superar limites e mobilizar fronteiras de províncias e regiões nacionais. O networking, tantas vezes mencionado nos documentos de nossas recentes Congregações Gerais, é construído quando se compartilha a mesma visão e pressupõe-se uma cultura de generosidade, aberta à colaboração com os outros e ao desejo de celebrar conquistas. As redes também dependem de pessoas que são capazes de fornecer visão e liderança para uma missão em colaboração. O networking, quando bem concebido, proporciona o equilíbrio saudável entre a autoridade e a iniciativa local, reforçando as possibilidades de cada lugar e promovendo a subsidiariedade saudável.