Uma das grandes atrações da Feira do Livro de 2013 foi a presença do grupo Super Cérebro, que trabalha um método de desenvolvimento cognitivo combinado com a tradição milenar japonesa: o Soroban. A técnica foi apresentada para os alunos do Colégio Catarinense durante a Feira e deixou todos curiosos com a maneira de realizar os cálculos.

Inventado na China há 2500 anos e levado ao Japão em 1600, o Soroban é um ábaco japonês, diferente do utilizado no Brasil. O modelo japonês é um instrumento para cálculo, através do qual é possível realizar operações de adição, subtração, multiplicação, divisão, raiz quadrada, raiz cúbica e outros cálculos.

Ricardo Lamas, diretor do Super Cérebro, criou o método e, juntamente a Sensei Yoneko Mizuma, que já formou vinte e três dos últimos vinte e sete campeões brasileiros de Soroban, visitou escolas japonesas que utilizam essa calculadora e confirmou que, além de ser um instrumento milenar e cultural, os japoneses acreditam se tratar de uma maneira mais fácil de chegar a resultados matemáticos.

Sabrina Akemi Kanashiro, de treze anos, é uma das alunas de Sensei e estuda, há seis anos, a técnica Shuzan, que utiliza a calculadora Soroban. Sabrina conta que prefere usar o Soroban à calculadora. Segundo ela, é mais fácil fazer os cálculos mentalmente do que na matemática convencional, e a prática é o segredo do instrumento, o que evita problemas com a matéria de Matemática. “Eu consigo chegar aos resultados das minhas provas mentalmente. Se não fosse obrigatório o cálculo escrito, colocaria apenas o resultado”, afirma ela, que já inspirou amigos a fazerem a aula para aprender a técnica, que além de ajudar com cálculos, exercita a lógica e concentração.

A apresentação sobre o Soroban deixou os alunos animados e surpreendidos com a habilidade da menina. Com o auditório cheio, todos queriam participar e indicar números e cálculos que testassem Sabrina. As crianças do Infantil II, do 1º ano ao 5º ano, presentes na palestra, não acreditavam nos cálculos feitos por ela, que consegue resolver facilmente contas com unidades de milhões e até mesmo bilhões.