Um festival de cores, alegrias e muitos sonhos marcou o desfile de abertura oficial da Olimpíada do Colégio Catarinense de 2013, a maior olimpíada escolar de Santa Catarina. São aproximadamente 800 jogos disputados entre os dias 05 e 12 de julho.

O evento conta com uma preparação prévia, que inclui inúmeros planejamentos, ensaios, muita organização e dedicação por parte de toda a Comunidade Educativa do CC. Educadores, professores, funcionários e membros da ADC, envolvidos nos bastidores da Olimpíada, além dos regentes de classe a dos líderes de turma e esportes, colaboram para que os alunos possam dar o melhor de si e de sua turma.

O tema, este ano, é Magis no Esporte. Segundo as palavras de Pe. Cabarrus, SJ, o Magis Inaciano é uma palavra muito utilizada por Santo Inácio de Loyola para exprimir que sempre podemos experimentar um avanço em relação àquilo que já fazemos ou vivemos. Para encontrarmos o Magis, devemos buscar, descobrir e arriscar-nos na superação do já conhecido, do definido e do esperado, sempre em vista do bem maior, do amor maior, do que for mais justo.

A Olimpíada do CC, em 2013, leva os alunos a pensarem o Magis no Esporte para que possam perseguir a Excelência Humana, descobrir o melhor de si mesmos e se colocar a serviço dos demais.

Esse ideal inspirou as quase cinquenta turmas, que se empenharam em mostrar o seu melhor, apresentando, à plateia, de forma criativa, seus sonhos e sua visão de mundo. Durante os primeiros instantes da Olimpíada de 2013, muitos foram os momentos de descontração, durante os quais o riso e a alegria, além de algumas surpresas, foram a tônica da manhã.

O objetivo dos alunos dos 6os anos às 3as séries, durante o desfile, também foi conquistar a simpatia da plateia para garantir uma boa pontuação na atividade inicial da Olimpíada: a abertura!

Para a Companhia de Jesus, os jogos e o lazer formativo sempre são privilegiados. “Este é um tempo de aprendizagem coletiva, em que tanto ganhar quanto perder ensinam e contribuem para o amadurecimento, imprimindo marcas positivas para toda a vida. Tudo isso nos faz acreditar que esta Olimpíada será uma grande festa: a festa da vida, dos valores humanos e cristãos, da partilha. Parabenizo todos os que participam dessa magnífica experiência: que a Olimpíada de 2013 contribua com a construção de um ambiente escolar saudável, propício a um processo formativo que educa para toda vida”, compartilhou o Direitor-geral do Colégio Catarinense, Pe. Mário Sündermann, SJ.