Educadores dos colégios Catarinense, Medianeira e Anchieta participaram do 2º tempo do curso “Pegadas Inacianas”, no Morro das Pedras. O encontro, dividido em cinco etapas, tem como objetivo promover a vivência da espiritualidade inaciana nos colaboradores das obras da Companhia de Jesus.

Os 14 representantes do Colégio Catarinense se retiraram durante três dias para o estudo da Sagrada Escritura e dos modelos de oração inaciana. Padre Dionysio Sibel, SJ, orientou o encontro por meio de momentos de formação sobre os métodos “Leitura Orante da Bíblia” e “Oração Inaciana” nos modelos “meditação e contemplação”. “No 1º tempo, entramos no mundo inaciano, da vida de Inácio e dos primeiros companheiros. Nesta nova etapa, buscamos desenvolver a prática da oração para a vida cotidiana. Tentamos praticar o silêncio na academia da oração. Entramos num processo transformador para a vida pessoal no encontro com a Sagrada Escritura. Vocês terminam este tempo convidados à prática da oração que se coloca na busca da graça de Deus como resultado na vida. É o caminho para o céu como opção livre de amar”, concluiu Padre Dionísio.

Os participantes exercitaram os modelos de oração e partilharam a caminhada pessoal como colaboradores no apostolado educacional da Companhia de Jesus. “Foi um momento diferente do 1º tempo que mexeu muito comigo. Volto para casa consciente de que a oração é um encontro pessoal para o crescimento interior. É o caminho para levarmos ao próximo e à sociedade as coisas boas da vida”, partilhou Andréa Bonetti.

“Percebi que a Bíblia é muito atual e próxima da realidade que vivemos. Foram dias de condução, orientação, em que trouxemos a Palavra de Deus para a nossa realidade, nossa vida”, repartiu José Francisco Albino.

Para o coordenador do projeto no Colégio Catarinense, Valmir Delfes, o 2º tempo das Pegadas foi de grande crescimento, experiência, vivência para todos. “Inácio encontrou a Deus porque se abriu no silêncio da sua alma dolorida à Palavra revelada, e a acolheu no seu coração com verdadeira adoração. Isso transformou a sua vida e a vida de muitas pessoas que viviam ao seu lado. Demos um passo significativo – agora precisamos continuar a caminhada crescendo interiormente”.