Nesta quarta-feira (08), os educadores (professores e funcionários) do Colégio Catarinense participaram do primeiro encontro do Projeto Sistêmico 2012. Os encontros têm como objetivo integrar os colaboradores na missão educativa da instituição e fortalecer a identidade de Escola Inaciana da Rede Jesuíta. Dessa forma, o Projeto reforça a missão apostólica confiada pela Companhia de Jesus a Jesuítas e leigos que trabalham no Colégio Catarinense. O destaque, no período da manhã, foi a apresentação e a acolhida de novos funcionários.

“Neste início de ano, somos convidados a sonhar 2012 com nossos alunos, colegas de trabalho e familiares. Afinal, a educação é um processo coletivo e colaborativo para que seja possível a construção do conhecimento e, para isso, cada um deve dar o melhor de si naquilo que faz, compartilhar seus dons, seus talentos e suas competências”, destacou Padre Mário Sündermann,SJ, diretor geral.

Durante o encontro, foram apresentadas a Missão, a Visão, os Princípios e os Valores do Colégio Catarinense, além das oportunidades e dos desafios para o ano que se inicia. Os educadores conheceram, também, a dinâmica do trabalho em rede com as demais instituições educativas dos Jesuítas no Brasil e os projetos institucionais Inacianos pelo Haiti, o projeto Lixo Zero e o da Valorização da Vida.

O responsável pelo patrimônio, José Ilto Bittencourt, apresentou as reformas e melhorias que estão sendo realizadas: mais 14 salas climatizadas, além das salas de catequese e pastoral, readequação da cobertura do prédio principal, reformas no teatro, no auditório central e no Ginásio Ivo Silveira, que irá receber um novo piso na quadra, além da revisão, pintura e manutenção em todas as salas de aulas. Nesse contexto, “Vale lembrar que toda reforma e melhoria é complexa, devido à estrutura de mais de 100 anos do nosso prédio principal”, conforme explicou Ilto.

Após o intervalo, os educadores foram divididos em equipes, a fim de realizarem uma dinâmica que propunha a visitação aos setores do Colégio Catarinense. “Foi muito bom o encontro desta manhã; ficamos cientes de cada ação realizada no Colégio. Foi interessante ver os colegas visitando setores que não conheciam por estarem fora das atividades rotineiras que realizam”, afirmou André de Moraes, responsável pela TI/CPD. O objetivo do grupo organizador do Projeto Sistêmico 2012 foi reforçar a responsabilidade de cada um na missão educativa.

O trecho do Sermão do Santíssimo Sacramento, pregado pelo jesuíta Antonio Vieira, em Santa Engrácia (1662), falando sobre a união, foi a marca do encerramento da manhã: “toda vida não é mais que uma união”.