No sábado (5), os educadores do Colégio Catarinense participaram da 5ª Peregrinação Inaciana. Na primeira edição deste ano, professores, funcionários e jesuítas percorreram um trajeto de quase treze quilômetros, entre a Praia da Joaquina e o Morro das Pedras. No trajeto, o jesuíta Luiz Carlos de Campos, SJ, motivou os peregrinos a refletirem sobre a vida pessoal a partir da vida de Santo Inácio de Loyola, com o texto de Pe. Adroaldo Palaoro, SJ.

 Para o professor Delamare de Oliveira Filho, um dos motivadores da Peregrinação, esse dia é uma oportunidade especial para o encontro com Deus e com os colegas. “Foram mais de dez quilômetros de muita espiritualidade, aproximação com a natureza e contato com o outro”, destacou.

Quem participou pela primeira vez também ressaltou a oportunidade de fortalecer amizades. O professor Luciano Cravo da Silva traduziu a experiência da seguinte forma: “Um caminho de paz e amizade”.

             

“Toda caminhada possibilita uma renovação, reafirma nossos valores e nossa adesão batismal a Jesus e à Igreja. O caminhar é um momento ímpar de refletir, rezar e encontrar-se com as pessoas e a natureza; trata-se de fortalecer a fé através de uma atitude saudável de cuidado com o corpo e o espírito. A peregrinação inaciana, para nós, colaboradores da Missão da Companhia de Jesus no CC, é sempre uma experiência à luz da tradição e dos valores Cristãos e da experiência de conversão de Santo Inácio, ‘o peregrino’ que ansiou por seguir e imitar Jesus e fez da sua vida uma jornada, uma caminhada de esperança de quem busca ser sempre mais e melhor, com o objetivo de colocar a própria vida, seus dons e talentos a serviço do próximo. (MAGIS)”, ressaltou o professor Afonso Luiz Silva, diretor-geral do Colégio Catarinense.

  Ao final da manhã, os peregrinos chegaram à casa de retiros Vila Fátima, no Morro das Pedras. Nesse local de espiritualidade, celebrou-se a eucaristia, e os educadores confraternizaram enquanto partilhavam o almoço.