Enquanto alguns atletas estavam em campo, outros estavam na torcida. Gabriela, mesmo participando das competições pelo 3º ano B, durante uma partida e outra cruzava os dedos para que a amiga do 3º ano A vencesse. Uma demonstração clara de que a amizade é o que prevalece.

E falando em amizade, a professora do 3º ano A, Alice Alice Maria Vieira Marçal Momm, estava feliz com o nome que sua turma escolheu: Terceiro Amizade. Durante sua caminhada com a turma em direção ao intervalo para o lanche, compartilhou a felicidade em testemunhar que as crianças estavam unidas e querendo o mesmo: se divertir.

O aluno do 1º ano B, Rodrigo Petry Nunes, timidamente, reforçou o relato acima:

– “Eu participei do jogo do bolão e me diverti muito. Agora eu estou torcendo para que o meu time ganhe”.

Ontem os jogos começaram pelo atletismo. Os atletas do 1º, 2º e 3º ano disputaram salto em distância, 50 metros e arremesso de peso. Já os atletas do 4º e 5º ano, além dessas modalidades, também concluíram o revezamento 4 X 50 metros.

Hoje, a agenda do 1º e 2º ano incluiu o Passando a Bola, Queimada, Futsal, Jogo do Arremesso, Jogo do Bolão e Taco de Pano. A única diferença para o 3º ano foi o Catch na lista das competições do dia. Já os alunos do 4º ano passaram o dia jogando Handebol, Arremesso e Futsal. Os alunos do 5º ano disputaram o Futsal, Handebol, Suíço e Basquetebol.

O valor que o Colégio Catarinense dá ao esporte o tornou referência em Florianópolis e Santa Catarina. Além da confraternização, a busca por uma vida mais saudável foi uma das temáticas trabalhadas pela equipe pedagógica com as crianças.

Segundo o Diretor-geral, Padre Mário Sündermann, SJ, além da preocupação com a saúde e o bem-estar, é necessário prestar atenção à mãe Terra, casa comum de todos – homens, plantas e animais. “A nossa mãe Terra pede carinho e cuidado, pois ela é um lugar sagrado. Por isso, vamos buscar, ao longo desses dias de festa, fazer o correto endereçamento dos resíduos”.

O Grupo de Trabalho Lixo Zero, paralelo a Olimpíada, está promovendo o Desafio Lixo Zero. A proposta é premiar a turma que mais recolher resíduos espalhados indevidamente pelo CC. Além disso, o projeto visa a conscientizar a Comunidade Educativa acerca da necessidade da redução de resíduos, criando bons hábitos de descarte e reciclagem.

Esse momento especial revela que aquilo que se aprende no Colégio Catarinense transcende a sala de aula, permeia toda a existência humana, enriquece o aluno e o educa para toda vida.