O Ginásio Ivo Silveira explodiu de emoção no encerramento da edição 2012 da Olimpíadas CC. O maior evento esportivo escolar de Santa Catarina movimentou a Comunidade Educativa do Colégio Catarinense durante sete dias. De 07 a 13 de julho, ginásios, quadras, pista e campão tornaram-se espaços de aprendizado, disputa saudável e revelação de talentos esportivos.

“Chegou o grande momento, terminou a olimpíada 2012. Como ex-aluno e hoje professor e na equipe de organização, não tem como não se emocionar. Cada gol, cada ponto, cada cesta. Tudo valeu a pena. Ver o sorriso da vitória e o choro da derrota. Sentimentos, que posso dizer, valem a pena. A olimpíada é uma boa semente na formação dos alunos”, destaca Marcos Lacau, professor do CC e da equipe de atividades esportivas.

A Olimpíada é esperada pelos alunos. Os que recém chegaram ao Fundamental II vivem a alegria da primeira participação no grande evento. “Foi muito legal. O que mais gostei nestes dias foram as disputas do futebol de campo. A olimpíada muito melhor do que eu imaginava. É demais poder participar, vir assistir outros jogos  e, claro, torcer pela minha turma. Agora é esperar e ir preparando tudo para a do ano que vem.”, festeja Francisco Gamba, aluno do 6ºC.

Ganhar ou perder faz parte da disputa. Em meio ao cansaço, a alegria de estar junto aos amigos supera as dores do corpo. Dor maior já é a de saudade da última olimpíada como aluno do Colégio Catarinense. “A olimpíada é o auge do ano no colégio. Vai deixar muita saudade. Vou sentir falta do colégio como um todo, mas não tem como explicar o que acontece na olimpíada. É o encontro entre as turmas, reforçar laços de amizades e até conhecer melhor as pessoas com quem convivemos menos”, explica Andrei Augusto Trindade, aluno do 3ºI.

Cada olimpíada tem sua marca, mas todas fortalecem a história de cada aluno e do Colégio Catarinense. “As Olimpíadas do CC são um carimbo do nosso processo formativo, na medida em que deixam marcas positivas e duradouras na vida dos alunos e educadores, as quais duram para toda a vida”, ressalta Padre Mário Sündermann,SJ, diretor-geral.
A prova da marca para toda vida está na presença dos ex-alunos durante a olimpíada. Alguns passam para visitar o colégio, outros participam na equipe de arbitragem, como a Luiza. Ela foi aluno da 5ª ao “terceirão”. Formou-se em 2006 e no ano seguinte passou a cursar Educação Física e ajudar no evento. “Sempre tive forte ligação com o colégio e amizade com os professores. A olimpíada é uma atividade que fortalece o laço dos alunos e um diferencial do Catarinense”, partilha Luiza Camilli que neste ano colaborou nas súmulas e no tênis de mesa.

Foram mais de 700 jogos nas diferentes modalidades. Além do suporte administrativo que envolveu 60 colaboradores, cerca de 50 pessoas trabalharam na equipe de arbitragem, liderados pela equipe de atividades esportivas. Movimento que marca uma experiência gratificante para todos.

“É hora de parabenizar cada atleta que participou desta semana olímpica. Agradecer aos pais, professores e funcionários. Toda a Comunidade Educativa e um carinho muito especial aos ex-alunos que voltam para nos ajudar na arbitragem. Todos juntos realizamos uma grande olimpíada e ano que vem tem muito mais.”, Marcos Andrade, coordenador-geral da Olimpíadas CC.

Para ver mais notícias sobre as Olimpíadas 2012 do Colégio Catarinense clique aqui