Na noite desta segunda-feira (28), no Auditório João Paulo II do Colégio Catarinense, houve o encerramento das oficinas e atividades das aulas de Alemão, oferecidas nas Unidades de Ensino I e II. Estiveram presentes a Direção do Colégio, os jesuítas, gestores, professores, pais e familiares. Os alunos aprovados no teste de proficiência do Instituto Goethe também receberam os certificados.

A parceria entre o Colégio Catarinense, o Instituto Goethe e as Escolas Pasch traz resultados positivos a cada ano e vem possibilitando, aos alunos, o acesso a bolsas de estudo na Alemanha e a participação em gincanas e atividades culturais que promovem maior aprofundamento na língua e na cultura alemã. O desejo de aprender outra língua vai além da possibilidade de um novo canal de comunicação, pois impulsiona o conhecimento de outras realidades e permite mergulhar em um outro contexto cultural, expandindo os horizontes e favorecendo o amadurecimento humano, emocional e intelectual.

A educação da Companhia de Jesus visa a ser integral, e para tanto, busca transcender a sala de aula. A disciplina regular de Alemão, como opção no Ensino Médio, e as Oficinas no Ensino Fundamental I e II vêm ao encontro dessa proposta pedagógica, pois abrem espaços para uma nova língua, para costumes e práticas culturais diversas. Segundo o diretor-geral do Colégio catarinense, Afonso Luiz Silva, a cultura alemã está impregnada de valores que inspiram coragem, ousadia, confiança, organização e desenvolvimento, marcas que o Colégio Catarinense respeita e valoriza. Ele enfatiza a importância de usar essa experiência como alavanca para impulsionar seus propósitos de organização, disciplina, foco e constância nos estudos, trabalhos e aprendizagens. “Os alunos assumiram o desafio de aprender uma língua nova, por muitos considerada difícil, mas cheia de oportunidades”, afirma o diretor-geral.