Encontro dos ex-alunos

O encontro dos ex-alunos do Colégio Catarinense, na manhã deste sábado, foi marcado pelo fortalecimento dos laços de afeto e da troca de experiências entre as gerações que participaram da história centenária de formação acadêmica, humana e cristã da instituição.

O Encontro começou com uma celebração em Ação de Graças, pelo cultivo da formação inaciana. Segundo as Características da Educação da Companhia de Jesus, “Os antigos alunos são membros da ‘comunidade que trabalha no serviço do reino’, e um Colégio Jesuíta tem responsabilidade especial por eles. Por isso, o Colégio oferecerá orientação e formação permanente, de modo que todos os seus ex-alunos possam colocar em prática essa formação de modo mais efetivo e continuem aprofundando sua dedicação no serviço aos outros. Entre os centros educativos da Companhia de Jesus e as associações de antigos alunos existem laços estreitos de amizade e apoio mútuo.” (CECJ, Ed. Loyola, 1987, n.8.7, p. 44). No novo Projeto Educativo da Companhia, PEC, falando do compromisso com os ex-alunos, os jesuítas reafirmam –“Estaremos junto a vós para guiar-vos e inspirar-vos, para animar e ajudar. Mas temos confiança suficiente que sereis capazes de levar adiante em vossas vidas e no mundo a formação que recebestes” (p. 79 PEC N.108, 109 E 110).

Após a celebração, os alunos confraternizaram, trocaram lembranças e até se apresentaram no ginásio de esportes, palco de muitos eventos do passado. A ASIA (Associação dos Antigos Alunos dos Padres Jesuítas do Colégio Catarinense), organizadora do encontro, foi fundada em 1932 e , desde então, reúne os antigos alunos em atividades socioculturais e esportivas. Nos últimos anos, as atividades da ASIA se estenderam para o exercício da solidariedade e da cidadania, na promoção de muitas ações de ajuda aos mais carentes.