Os encontros de formação do 9o ano, nessa semana, foram diferentes: os alunos participaram de uma palestra proferida pelo Major Vicente, em que compartilhou sua experiência no Haiti, familiarizando os alunos do Colégio Catarinense com o cenário do país que ajudam através da campanha “Inacianos pelo Haiti”.

Os alunos se surpreenderam com a realidade do país onde o Exército Brasileiro atua e participaram fazendo perguntas sobre o trabalho realizado com a população. Enzo de Luca Altafini, aluno do 9º E, afirmou que a palestra foi muito interessante e que, com certeza, as experiências e histórias do Major serão lembradas por toda sua vida.

Major Vicente explicou que sempre teve vontade de contribuir com uma operação de força de paz e, quando surgiu a oportunidade de ser voluntário no Haiti, não pensou duas vezes: “Fui movido pela experiência de vida. Ficar longe da família foi difícil, mas um trabalho como esse edifica valores muito importantes”.

No Haiti, além de trabalhar com a segurança da população, o Exército Brasileiro também atua em ações humanitárias: leva água para as casas, instala filtros, atua em creches, proporciona tratamento dentário e de saúde, além de reconstruir estradas e prédios.

Ana Beatriz de Souza Sarmento dos Santos, do 9º ano F, disse que achou bastante importante conhecer a realidade de outro país e, também, adquirir conhecimentos sobre a ida do Exército Brasileiro para o Haiti: “Fico feliz por o Brasil ajudar um país que precisa de tantos cuidados e se tornar um exemplo de nação para a população haitiana”. A aluna, que quer conhecer a realidade de um voluntário, sonha em ser médica e trabalhar na ONG Médicos Sem Fronteiras.