O Colégio

Há mais de cem anos, o Catarinense oferece educação humana e acadêmica de excelência. Somos um colégio jesuíta, e a nossa proposta de ensino reflete os valores da Companhia de Jesus, que buscam construir e fortalecer o desenvolvimento harmônico e integral de cada indivíduo. Assim, a cada ano, formamos mais que uma nova geração de estudantes, formamos cidadãos competentes, conscientes, compassivos, criativos e comprometidos em fazer do mundo um lugar melhor. 

O Colégio

Há mais de cem anos, o Catarinense oferece educação humana e acadêmica de excelência. Somos um colégio jesuíta, e a nossa proposta de ensino reflete os valores da Companhia de Jesus, que buscam construir e fortalecer o desenvolvimento harmônico e integral de cada indivíduo. Assim, a cada ano, formamos mais que uma nova geração de estudantes, formamos cidadãos competentes, conscientes, compassivos, criativos e comprometidos em fazer do mundo um lugar melhor. 

Ensino Fundamental I

No Colégio Catarinense, a primeira etapa do Ensino Fundamental tem como objetivo ampliar a socialização e o conhecimento de mundo da criança. É um marco na trajetória escolar quando o aluno inicia e conclui o processo de alfabetização, reconhecendo algumas características fundamentais do nosso código linguístico. Ao longo dessa caminhada, os alunos são estimulados a desenvolver a autonomia e a reconhecer a importância da leitura e da escrita no contexto social no qual estão inseridas, por meio de estratégias lúdicas e significativas.

Proposta Pedagógica

Acolhida e organização de um trabalho pedagógico que busca contemplar as diferentes características dos alunos, de modo a garantir a efetividade dos processos de ensino e aprendizagem.

Participação em vivências relacionadas à cultura escrita, para que os alunos não somente aprendam a ler e escrever, mas também a compreender que a leitura e escrita são mediadoras de valores e de variadas formas de conhecimento.

Desenvolvimento de projetos que geram situações de aprendizagem real, possibilitando ao aluno refletir, opinar e agir na construção de sua autonomia e de seu compromisso social, cultural e humano para com a Casa Comum.

Vivências em vivências relacionadas à cultura escrita, para que os alunos não somente aprendam a ler e escrever, mas também a compreender que a leitura e escrita são mediadoras de valores e de variadas formas de conhecimento.

Atividades que priorizam a comunicação oral, o sistema da escrita alfabética, os signos matemáticos, os registros artísticos e estéticos, a pesquisa científica, as formas de representação do tempo e do espaço, as habilidades socioemocional, espiritual-religiosa, além de conteúdos transversais, fundamentando-se nos princípios da Pedagogia Inaciana.

Desenvolvimento de projetos de ano, os quais proporcionam integração curricular, viabilizando o diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento e conferindo sentido à experiência vivenciada.

Tempo de permanência no Colégio

Contraturno escolar e/ou turno estendido para as famílias que necessitam estender o tempo de permanência de seus filhos na escola, oferecemos a opção de Contraturno escolar e/ou Turno Estendido. Nessa proposta, as crianças têm a oportunidade de vivenciar diferentes momentos recreativos, lúdicos e divertidos, com acompanhamento de profissionais experientes e acolhedores.

Atividades complementares

O Colégio também oferece atividades complementares, com diferentes opções de esporte, arte, cultura, educação ambiental para os pequenos.

Espaços do Colégio

Pensado e dimensionado para acolher os alunos e otimizar os processos de ensino e aprendizagem, o espaço físico do Colégio é um diferencial, contando com parques e bosque que desafiam a imaginação e o desenvolvimento psicomotor, além de orquidário, quadras poliesportivas, campo de futebol, horta experimental, laboratórios, museu, ateliê de artes, auditório, sala de musicalização, biblioteca e cozinha pedagógica.

O Programa Inglês Todo Dia (ITD)

O Programa Inglês Todo Dia (ITD) incentiva nossos alunos a se conectarem com o mundo por meio de uma língua adicional, ampliando formas de pensar, entender, acolher, interpretar e interagir com o mundo. As aulas são estruturadas a partir da concepção de currículo bilíngue integrado, que relaciona a língua inglesa com as temáticas desenvolvidas em cada ano ou série, auxiliando na formação integral do aluno. 

Ensino Fundamental I

No Colégio Catarinense, a primeira etapa do Ensino Fundamental tem como objetivo ampliar a socialização e o conhecimento de mundo da criança. É um marco na trajetória escolar quando o aluno inicia e conclui o processo de alfabetização, reconhecendo algumas características fundamentais do nosso código linguístico. Ao longo dessa caminhada, os alunos são estimulados a desenvolver a autonomia e a reconhecer a importância da leitura e da escrita no contexto social no qual estão inseridas, por meio de estratégias lúdicas e significativas. 

Acolhida

e organização de um trabalho pedagógico que busca contemplar as diferentes características dos alunos, de modo a garantir a efetividade dos processos de ensino e aprendizagem.

Participação

em vivências relacionadas à cultura escrita, para que os alunos não somente aprendam a ler e escrever, mas também a compreender que a leitura e escrita são mediadoras de valores e de variadas formas de conhecimento.

Desenvolvimento

de projetos que geram situações de aprendizagem real, possibilitando ao aluno refletir, opinar e agir na construção de sua autonomia e de seu compromisso social, cultural e humano para com a Casa Comum.

Vivências

em vivências relacionadas à cultura escrita, para que os alunos não somente aprendam a ler e escrever, mas também a compreender que a leitura e escrita são mediadoras de valores e de variadas formas de conhecimento.

Atividades

que priorizam a comunicação oral, o sistema da escrita alfabética, os signos matemáticos, os registros artísticos e estéticos, a pesquisa científica, as formas de representação do tempo e do espaço, as habilidades socioemocional, espiritual-religiosa, além de conteúdos transversais, fundamentando-se nos princípios da Pedagogia Inaciana.

Desenvolvimento

de projetos de ano, os quais proporcionam integração curricular, viabilizando o diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento e conferindo sentido à experiência vivenciada.

Tempo de permanência no Colégio

Contraturno Escolar e/ou Turno Estendido para as famílias que necessitam estender o tempo de permanência de seus filhos na escola, oferecemos a opção de Contraturno escolar e/ou Turno Estendido. Nessa proposta, as crianças têm a oportunidade de vivenciar diferentes momentos recreativos, lúdicos e divertidos, com acompanhamento de profissionais experientes e acolhedores.

Atividades complementares

O Colégio também oferece atividades complementares, com diferentes opções de esporte, arte, cultura, educação ambiental para os pequenos.

Espaços do Colégio

Pensado e dimensionado para acolher os alunos e otimizar os processos de ensino e aprendizagem, o espaço físico do Colégio é um diferencial, contando com parques e bosque que desafiam a imaginação e o desenvolvimento psicomotor, além de orquidário, quadras poliesportivas, campo de futebol, horta experimental, laboratórios, museu, ateliê de artes, auditório, sala de musicalização, biblioteca e cozinha pedagógica.

Ensino bilíngue com o
Programa Inglês Todo Dia

O Programa Inglês Todo Dia (ITD) incentiva nossos alunos a se conectarem com o mundo por meio de uma língua adicional, ampliando formas de pensar, entender, acolher, interpretar e interagir com o mundo. As aulas são estruturadas a partir da concepção de currículo bilíngue integrado, que relaciona a língua inglesa com as temáticas desenvolvidas em cada ano ou série, auxiliando na formação integral do aluno. 

Equipe de Coordenação
do Fundamental 1º ao 5º ano

Coordenadora

Ana Vianice Smânia da Silva

Orientadora de aprendizagem

Adriana Maurina Chaplin de Araujo

Orientadora de convivência escolar

Christiane Miranda Sisson

Orientadora pedagógica

Aline Castoldi

Orientadora pedagógica

Elisa da Silva Aguiar

Orientador pedagógico – ITD

Carlos Felipe Mendes

Contato

    Nossos Números
    e Redes Sociais

    Central

    Educação Infantil

    Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano

    Ensino Fundamental – 6º ao 9ºano

    Novo Ensino Médio

    Assessoria de Comunicação

    Atendimento e Relacionamento

    Atividades Complementares

    Financeiro

    Museu do Homem do Sambaqui

    Recursos Humanos

    (48) 3251-1500

    (48) 3251-1531 e 3251-1605

    (48) 3251-1531 e 3251-1605

    (48) 3251-1549

    (48) 3251-1585

    (48) 3251-1510

    (48) 3251-1529 e 32511515

    (48) 3251-1541 e 3251-1641

    (48) 3251-1580 e 3251-1608

    (48) 3251-1516

    (48) 3251-1567

    https://www.linkedin.com/in/col%C3%A9gio-catarinense-1a2260328/

    Equipe de Coordenação do Ensino Fundamental 1º ao 5º ano

    Coordenadora

    Ana Vianice Smânia da Silva

    Orientadora de aprendizagem

    Adriana Maurina Savedra de Araujo

    Orientadora de convivência escolar

    Christiane Miranda Sisson

    Orientadora pedagógica

    Aline Castoldi

    Orientadora pedagógica

    Elisa da Silva Aguiar

    Orientador pedagógico – ITD

    Carlos Felipe Mendes

    Contato

      Nossos números e Redes Sociais

      Central

      Educação Infantil

      Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano

      Ensino Fundamental – 6º ao 9ºano

      Novo Ensino Médio

      Assessoria de Comunicação

      Atendimento e Relacionamento

      Atividades Complementares

      Financeiro

      Museu do Homem do Sambaqui

      Recursos Humanos

      (48) 3251-1500

      (48) 3251-1531 e 3251-1605

      (48) 3251-1531 e 3251-1605

      (48) 3251-1549

      (48) 3251-1585

      (48) 3251-1510

      (48) 3251-1529 e 32511515

      (48) 3251-1541 e 3251-1641

      (48) 3251-1580 e 3251-1608

      (48) 3251-1516

      (48) 3251-1567