No Laboratório de Física, sob a orientação do professor Rodrigo Tiedt, os alunos do 9º ano embarcaram em uma jornada de descoberta para desvendar a intrincada relação entre período e frequência, elementos essenciais no estudo da Física, especialmente na área da Ondulatória. A experiência prática foi concebida para oferecer aos alunos uma compreensão mais tangível de conceitos frequentemente considerados abstratos.

O período e a frequência são dois pilares interdependentes na descrição de fenômenos oscilatórios. O período de uma onda é o tempo necessário para que uma única oscilação seja completada, enquanto a frequência refere-se ao número de oscilações que ocorrem em um determinado intervalo de tempo. O interessante é que esses dois valores estão intrinsecamente ligados de forma inversa: quanto menor o período, maior a frequência e vice-versa.

No Laboratório, os alunos foram conduzidos por um experimento cuidadosamente planejado para demonstrar essa relação inversa, observando diretamente como mudanças no período afetam a frequência e vice-versa. Por meio dessa vivência, além de adquirirem conhecimento teórico, os alunos desenvolveram habilidades práticas valiosas – essenciais não apenas para o estudo da Física, mas também para uma ampla gama de disciplinas científicas e além.

@redejesuitadeeducacao @jesuitasbrasiloficial
#colegiocatarinense #ocolegioqueficaemvoce #redejesuitadeeducacao #rje #jesuitasbrasiloficial #somosjesuitas #somosflacsi