Robert, aluno da primeira série do Ensino Médio no Colégio Catarinense, relata que gosta de desenhar desde pequeno: “Com três anos, comecei a ser notado pelos desenhos que fazia”. De acordo com o aluno, seu interesse maior por fotografias começou em 2013, quando começou a fotografar os astros. A partir de então, Robert diz que o interesse pela fotografia foi cada vez maior, o que o levou a entender e estudar cada vez mais.

A proposta da exposição partiu através das aulas de Arte do Colégio. A professora observou o talento de Robert para o desenho e, depois de levar algumas câmeras fotográficas antigas para a sala de aula, notou o interesse e o conhecimento do aluno pelo material. Foi, então, proposta pela professora Yáskara Beiler Dalla Rosa a exposição, na qual Robert poderia escolher o material que seria trabalhado, optando, assim, pela fotografia.

A exposição “Paisagens Urbanas” revela um olhar inovador sobre a Florianópolis Contemporânea, opondo o moderno ao tradicional em dez imagens coloridas que retratam as fachadas de casas no contexto urbano da Ilha de Santa Catarina.

Mais do que um mero registro, as fotografias de Robert colocam o observador em uma encruzilhada, ao forçá-lo a refletir não apenas sobre o passado da nossa cidade, mas também por lançar alguns questionamentos sobre o seu futuro.

Em uma época de grande ebulição social e cultural em todo o mundo, a proposta do artista reflete os questionamentos das novas gerações em um período – o início de um novo século – sempre marcado por grandes transformações e questionamentos.

As fotos colocam o observador diante de uma reflexão que vai muito mais além da superfície exibida nas fachadas, obrigando-nos a pensar sobre a responsabilidade dos seus habitantes sobre o futuro dessa cidade-ilha que nos é tão peculiar. Afinal, em qual cidade queremos habitar?

A exposição “Paisagens Urbanas” está inserida no “Projeto Talentos” do Colégio Catarinense que já promoveu duas exposições no ano passado. Esta é uma iniciativa que nasceu dos encontros da equipe de professores de Arte do Colégio Catarinense com o professor Elton Frias Zanoni, orientador pedagógico da área.