O Colégio estava todo colorido, e as crianças todas produzidas a caráter. Alguns meninos trajavam o guarda-roupa completo: camisa xadrez, calça jeans com retalhos coloridos, lenço no pescoço, chapéu de palha, bota e um bigode desenhado a lápis. Já as meninas usavam vestidos de estampa floral com babados e rendas, cabelo dividido em duas tranças e amarrados com fita, meia calça colorida, sapato, batom de cor alegre e sardas desenhadas na bochecha, com lápis.

A música tocava sem parar. Tinha forró, sertanejo, axé, e até o brega embalou a festança da comunidade educativa do CC. As apresentações de dança das crianças foram um sucesso, e algumas cantigas tradicionais também fizeram parte do roteiro, como “É Noite de São João, “Capelinha de Melão”, “Casamento na Roça” e “Festa de Peão”.

As brincadeiras foram outro ponto alto da festa que teve a famosa pescaria, na água e na areia; bola na lata; argola; piscina de bolinha; cama elástica; tobogã e tantas outras.

Para matar a fome das comidas típicas tinha amendoim, cachorro-quente, caldinho de feijão, espetinho, pão de queijo, pastel, pinhão, pipoca, pizza, algodão-doce, bolo de cenoura, canjica, maçã do amor, tapioca, crepe, bolo de fubá, milho cozido, etc. Já as bebidas mais famosas foram o Quentão de suco, água de coco e chocolate quente.

A aluna do Infantil II C, Carolina Naschenweng Riskalla, disse que gostou muito de dançar a quadrilha e brincar na pescaria. Os pais Antonio Alberto Riskalla e Sabrina Naschenweng Riskalla estavam animados com o arraial do colégio. “Além de muito animada, a festa junina do colégio estava perfeita! Os comes e bebes estavam saborosos e feitos com capricho; as barraquinhas animadas e criativas… Enfim, adoramos!” compartilhou o casal que tem, além da filha, grande parte da família estudando no CC.

Campanhas também movimentaram a festa

Também durante a festa duas campanhas fizeram parte das comemorações. A primeira delas foi a Campanha “Inacianos pelo Haiti”, cuja barraca vendia itens como boneco-farinha, porta-treco, bernunça, boneco- alpiste, entre outros. Todos foram produzidos pelos alunos do 3º ano, com a colaboração da equipe de professoras do 3º ano, da Orientadora Pedagógica Ana Vianice e da APP(Associação de Pais e Professores), com o intuito de reverter a renda para a construção de escolas no Haiti.

A segunda foi a Campanha Lixo Zero que, durante a festança, convidava todos a embarcarem na aventura para cuidar do planeta com equilíbrio e compromisso. Frases como “Tenha atitude e descarte cada coisa em seu lugar correto”, “Cuide de nosso bem mais precioso: A vida” e “Contribua: o cuidado constrói, provoca mudanças” recheavam os intervalos das apresentações de dança. A ideia era a de reforçar a campanha “Pratique o Lixo Zero”.

Próximo do encerramento da festa, o Colégio Catarinense agradeceu a presença de todos que compareceram à Festa Junina 2012, bem como declarou sua gratidão por todos aqueles que, de alguma forma, apoiaram o evento para que ele fosse um sucesso (as coordenações, os funcionários, professores, a direção, APP e os convidados).

Até o próximo pessoal.

“Inté”!