Federação reúne 91 instituições educativas, jesuítas e inacianas, em 19 países

Nessa semana, os sites dos colégios da Rede Jesuíta de Educação do Brasil receberam em sua barra institucional um link com o logotipo da Federação Latino-americana de Colégios da Companhia de Jesus — FLACSI. A Federação, dependente da Conferência dos Provinciais Jesuítas da América Latina — CPAL, está presente em 19 países por meio de 91 instituições educativas, jesuítas e inacianas, que atendem a mais de 130 mil alunos e contam com quase 10 mil professores.

Os expressivos números da educação básica dos Jesuítas na America Latina apontam para o universo global de mais 750 mil alunos do qual faz parte a Rede Jesuíta de Educação, que no Brasil congrega 16 unidades educativas distribuídas em nove estados atendendo a mais de 30 mil alunos.

“O logo da FLACSI, mais do que um link para o portal da Federação, é uma marca dos centros educativos Jesuítas na América Latina. No horizonte desta grande rede estão projetos comuns que transcendem a Rede Jesuíta de Educação no Brasil. Duas iniciativas, já conhecidas dos colégios jesuítas no Brasil, são exemplos desse amplo trabalho desenvolvido no âmbito da FLACSI: Inacianos Pelo Haiti e Sistema de Qualidade na Gestão Escolar“, diz Padre Mário Sündermann, SJ, Responsável da Rede Jesuíta de Educação (RJE).

O trabalho e as propostas da FLACSI estão ancorados na vasta tradição educativa da Companhia de Jesus e no diálogo com as correntes pedagógicas atuais, considerando sempre o contexto latino-americano.

Fica, portanto, o convite para visitar o site da FLACSI e mergulhar um pouco mais no vasto universo da educação básica dos Jesuítas que transcende as unidades locais e o Brasil.

Fonte: jesuitasbrasil.com